Ceia de Natal vegetariana: receitas sem carne para celebrar a data
Saborosos e nutritivos, os pratos feitos com vegetais podem (sim) ser ótimos substitutos para os tradicionais assados natalinos. Confira a seleção.
Salada de lentilha, cebolas douradas e salsa de ervas
Muito apreciada nas festas de fim de ano, a lentilha é uma boa aliada no combate à anemia por ser rica em ferro e zinco. Além de combinar com pratos quentes, o grãozinho vai bem em saladas, como nesta feita com cebolas douradas e salsa de ervas. Veja a receita aqui.
Salada de quinoa vermelha com favas e ervilhas frescas
Excelente fonte de proteínas, a quinoa funciona como bom coringa na cozinha vegetariana e uma boa maneira de incluir o grão na alimentação é em forma de salada. Fresca e aromática, esta receita propõe a combinação da quinoa vermelha, favas e ervilhas frescas com nozes, tâmaras e damascos secos. Veja como preparar aqui.
Rolinhos de cenoura com cream cheese e ervas finas
Antes de cair na tentação dos pratos principais, que tal começar a ceia de Natal com um aperitivo gostoso e bem levinho? Super práticos, estes rolinhos de cenoura com cream cheese e ervas finas levam poucos ingredientes e são fáceis de fazer. Veja a receita aqui.
Tabule de sorgo
Cada vez mais comum em cardápios saudáveis, o sorgo é um ótimo alimento para os adeptos da dieta gluten free. Rico em fibras, ele pode ser usado como substituto do trigo e do arroz em pratos diversos, como no caso deste tabule feito com sorgo integral e legumes variados. Veja como fazer aqui.
Bruschetta de queijo de cabra e figos
Quem não tem restrição com leite e derivados pode apostar nesta deliciosa bruschetta de queijo de cabra com figos como opção de entrada para a ceia de Natal. Muito saborosa, ela também leva mirtilos frescos na receita e pode ser complementada com nozes trituradas. Veja como fazer aqui.
Nhoque de inhame à provençal
Para variar o preparo do nhoque tradicional, experimente fazer a massa à base de inhame. Além de deixar o prato mais leve, o tubérculo tem um sabor neutro que combina com os mais variados temperos e acompanhamentos. Nesta sugestão da blogueira Dani Oliveira, do Cozinha Travessa, a massa é servida com molho provençal. Veja a receita aqui.
Moqueca de tofu
Nada de peixe ou frutos do mar. Nesta versão vegetariana da moqueca, criada por Gabriela Oliveira, autora do livro Cozinha vegana para o dia a dia, o tofu entra como protagonista da receita, junto com vegetais como cenoura, abobrinha e tomate. Quem quiser dar um toque a mais de sabor, pode acrescentar também um pouco de pimentão e pimenta dedo-de-moça. Veja como fazer aqui.
Risoto de champignon com alecrim
Simples de fazer, este risoto de champignon com alecrim pode ser uma boa pedida de prato principal em uma ceia para poucas pessoas. Afinal, o arroz deve ser servido imediatamente após o preparo e não deve ser requentado depois de pronto. Para dar um toque natalino, acrescente um punhado de amêndoas laminadas na hora de comer. Veja a receita aqui.
Escondidinho vegano
Sempre prático para quem não quer ficar muito tempo na cozinha, o escondidinho ganhou uma versão vegana que pode ser uma boa opção de prato para a ceia de Natal. No lugar da carne moída, esta receita utiliza lentilhas e seitan picado como recheio. Veja como fazer aqui.
Tofu picante com arroz de legumes
Rápida de fazer, esta receita de tofu picante com arroz de legumes promete dar um toque asiático à ceia de Natal tradicional. Para um sabor mais intenso, a dica é deixar o "queijo de soja" na marinada de temperos por pelo menos 15 minutos antes de prepará-lo. Veja como fazer aqui.
Abobrinha gratinada com parmesão
Talvez um dos legumes mais versáteis da cozinha, a abobrinha é uma boa pedida para a ceia de Natal. Experimente variar o preparo de sempre fazendo este belo gratinado de abobrinha, que fica cremoso por dentro e crocante por fora. Além de gostoso, é muito fácil de fazer. Veja a receita aqui.
Farofa mista de quinoa
Uma boa farofa nunca pode faltar na ceia de Natal. Repleta de cores e sabores, esta receita proposta pela nutricionista Patrícia Ramos é perfeita para quem não consome produtos de origem animal. Como diz o nome, o prato é feito à base de quinoa e leva ingredientes como cenoura, alho poró, milho, ervilha e azeitonas. Veja como fazer aqui.
Arroz de Natal
Para acompanhar pratos servidos com molhos e cremes, nada melhor que um arroz soltinho e cheio de sabor. Nesta receita preparada especialmente para a época natalina, o grão branquinho é combinado com castanha do pará, ervilhas e uva passa, no melhor estilo festivo que a data merece. Veja como fazer aqui.
Grão-de-bico salteado com alho-poró e alecrim
Queridinho da culinária vegetariana, o grão-de-bico pode ser o protagonista de uma deliciosa refeição. Além de combinar muito bem com saladas, ele pode ser preparado em forma de prato quente, como nesta receita em que o grão é salteado com alho-poró e alecrim. Se quiser turbinar a mistura, acrescente cogumelo shitake ao preparo. Veja como fazer aqui.
Risoto de sorgo com legumes
Outra boa maneira de incluir o sorgo na alimentação é preparando-o em forma de risoto. O prato pode ser feito da mesma maneira que se faz um risoto normal, trocando apenas o arroz arbóreo pelo grão de sorgo cru. E ele pode ser complementado com os mais diversos ingredientes, como cogumelos, palmito, alho-poró, açafrão, alcachofra e muitos outros. Veja a receita aqui.
Tofu refogado ao molho de tomate
Quer simplificar a ceia de Natal? Então vá de tofu refogado ao molho de tomate. Com leve sabor adocicado, ele é simples de fazer e fica com um caldo muito gostoso - ideal para ser servido com arroz e farofa. Veja a receita aqui.
Ratatouille
Prato típico da culinária francesa, o ratatouille é um verdadeiro regalo para os vegetarianos e veganos. Bem colorido, ele é feito tradicionalmente com berinjela, abobrinha, tomate, cebola e pimentões. Se quiser uma apresentação mais delicada, experimente cortar os legumes em rodelas ao invés de picá-los em cubinhos. Veja a receita aqui.