Receita proposta por Patty Je cuisine donc Je suis. Uma versão vegada adaptada do tradicional escondidinho de carne moída, feita com purê de batata, lentilhas e seitan. Sem nenhum ingrediente de origem animal!
Ingredientes
4 porções
100 g de lentilhas
1 cubo de caldo vegetal
150 g de seitan picado ou triturado
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 cenoura cozida e cortada em cubinhos
4 colheres (sopa) de molho de tomate
Cheiro verde picado a gosto
700 g de batatas
3 colheres (sopa) de creme de soja
1 pitada de noz moscada
Manteiga vegetal ou azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de castanhas de caju cruas
Modo de preparo
Em uma panela grande e funda, cozinhe a lentilha com o tablete de caldo de legumes. Para a proporção certa de água, siga as instruções presentes na embalagem ou use 6 medidas de água para 1 medida de lentinha e cozinhe durante 25 minutos. Escorra e reserve.
Descasque as batatas e pique-as em pedaços grandes. Então, cozinhe-as em uma panela com água por 25 minutos.
Escorra e faça um purê amassando bem os pedaços de batata. Misture com o creme de soja, um pouco de manteiga vegetal, a noz moscada, sal e pimenta (o purê deve ficar firme). Reserve.
Em uma frigideira com azeite ou manteiga vegetal, refogue a cebola e o alho espremido. Acrescente a cenoura já cozida e cortada em cubinhos. Misture bem.
Em seguida, acrescente o seitan picado em pequenos pedaços. Deixe a mistura dourar e adicione as lentilhas cozidas e o molho de tomate. Tempere com sal, pimenta do reino e cheiro verde bem picadinho. A mistura não deve secar muito. Reserve.
MONTAGEM: Disponha o recheio em uma travessa untada com azeite e cubra com o purê. Polvilhe com as castanhas de caju previamente trituradas e distribua um pouco de manteiga vegetal por toda o superfície para gratinar bem.
Leve ao forno à 200°C por 15 minutos. DICA: Para o purê ficar crocante, ative o grill do forno. Sirva o escondidinho acompanhado de uma salada.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Escondidinho vegano', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.