0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Produto da Estação: 16 receitas para aproveitar a temporada da couve-flor

Confira a seleção de pratos deliciosos com couve flor e dê um upgrade nas refeições diárias

Couve-flor é um ingrediente versátil na cozinha. Veja como preparar.


Apreciada no mundo inteiro, a couve-flor é um dos legumes mais versáteis na cozinha. Fácil de manusear, ela pode ser preparada de diversas maneiras,  servindo como prato principal ou acompanhamento em uma refeição. 

Pouco calórico, o vegetal vem sendo considerado um superalimento por conta de seus inúmeros nutrientes, entre eles cálcio, fósforo, vitamina C e antioxidantes. Além do mais, ele traz muitos benefícios para a saúde, como ajuda na proteção contra o câncer e doenças cardíacas.

O legume, que é primo do brócolis, atinge o auge da safra entre os meses de agosto e outubro, quando passa a ser encontrado com melhor qualidade e preços mais em conta. Na hora de comprar, procure sempre escolher uma couve-flor que esteja bem firme, sem manchas amareladas ou escuras e, de preferência, cercada por folhas verdes.

Quer saber como aproveitar ainda mais a época do legume? Então, confira na galeria a seguir uma seleção de receitas com couve-flor para incluir desde já no cardápio da semana. 

Copyright foto: iStock

Couve-flor gratinada

Couve-flor gratinada é fácil de fazer e fica uma delícia.


couve-flor gratinada é o tipo de acompanhamento que sempre cai bem em uma refeição. Além de muito saborosa, ela é superprática e pode ser feita com diferentes ingredientes, conforme o gosto do pessoal de casa. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Suflê de couve-flor

Aprenda a fazer um suflê de couve-flor.


Sinônimo de comidinha aconchegante, o suflê de couve-flor é delicado e muito leve. Ideal para acompanhar carnes brancas, como peixes e frango grelhado. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Quiche de couve-flor

Quiche de couve-flor fica crocante por fora e cremosa por dentro.


Com massa crocante e recheio cremoso, esta quiche de couve-flor pode ser degustada com uma simples saladinha verde do lado. Para uma versão mais light, substitua o bacon por presunto magro ou peito de peru defumado. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Crumble de couve-flor

Crumble salgado leva couve-flor e batatas.


Já imaginou experimentar uma versão salgada do crumble? Pois esta receita feita com couve-flor e batatas vai inovar suas opções de acompanhamentos no dia a dia. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Purê de couve-flor

Manteiga só para decorar: veja como fazer um purê levinho à base de couve-flor.


Com baixo teor de carboidratos, a couve-flor pode funcionar como ótima substituta da batata na hora de preparar um delicioso purê light em casa. Aposte no legume para compor refeições saudáveis e menos calóricas. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Escondidinho de peixe com couve-flor

Escondidinho de peixe com couve-flor é leve e muito fácil de fazer.


Tudo é possível quando o assunto é escondidinho. Nesta receita, a sugestão é usar a couve-flor como base para a cobertura e tilápia cozida no recheio. Mais saudável, impossível. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Risoto falso de couve-flor

Sem arroz: risoto falso usa couve-flor no lugar do grão.


Zero arroz: esta é a proposta deste risoto falso feito apenas com couve-flor. Parece improvável, mas o legume cumpre bem o papel do grãozinho nesta receita que recria o prato típico italiano. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Couve-flor ao curry

Curry deixa a couve-flor perfumada e saborosa.


Para incrementar aquela couve-flor cozida de sempre, experimente adicionar curry ao preparo. Além de colorir o prato, o tempero deixa a comida muito mais saborosa e perfumada. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Sopa gratinada de couve-flor e cenoura

A sopa gratinada de couve-flor e cenoura é boa no frio e no calor.


No frio ou no calor, esta sopa gratinada de couve-flor e cenoura funciona como ótima opção de jantar saudável e levinho. Se não encontrar o gruyère, use o queijo de sua preferência para fazer o gratinado. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Salada de brócolis com couve-flor

Simples e nutritiva: experimente a salada de brócolis com couve-flor.


Se a preguiça bater, deixe para consumir a couve-flor em forma de salada. Muito nutritiva, ela pode combinar com outros legumes e vegetais, como é o caso do brócolis, seu primo mais próximo. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Dani Oliveira

Bolinhos de couve-flor com gorgonzola

Zero fritura: bolinhos de couve-flor com gorgonzola são feitos no forno.


Feitos no forno, estes bolinhos de couve-flor com gorgonzola são ótimas pedidas para qualquer refeição do dia. Para novos sabores, experimente usar outros queijos no recheio, como brie, muçarela ou até mesmo uma boa porção de catupiry. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação

Tabule de couve-flor

Tabule de couve-flor tem zero glúten.


Muito usada em receitas gluten free, a couve-flor é uma substituta perfeita de produtos derivados do trigo. Como no caso deste tabule, em que o legume é usado como base principal. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Penne com couve-flor e bacon

Experimente fazer uma massa ao molho carbonara com a couve-flor como ingrediente extra.


Couve-flor também pode combinar muito bem com macarrão. Nesta sugestão de receita, o legume entra como ingrediente extra do tradicional molho carbonara - feito com bacon, ovos e bastante queijo. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Assado de couve-flor com fondue de queijo de cabra

Delícia garantida: couve-flor assado é servido com fondue caseiro de três queijos.


Molhos cremosos são os companheiros perfeitos da couve-flor. Não à toa esta receita é um sucesso absoluto: o legume é assado no forno e servido com fondue caseiro de três queijos. Simples e de dar água na boca! Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Divulgação/KitchenAid

Torta de couve-flor com roquefort

Para agradar os paladares: torta de couve-flor com queijo roquefort.


Como nem só de receitas saudáveis vive a couve-flor, uma boa maneira de incluir o legume nas refeições é em forma de torta. Para versões ainda mais saborosas, experimente acrescentar ervas aromáticas e alho-poró em rodelas. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Gaëlle Freyre-Cusset

Picles de couve-flor

Veja como fazer picles de couve-flor em casa.


Picles de legumes são boas alternativas de petiscos, especialmente quando combinados com carnes embutidas, como salame e linguiças. Além da cenoura, cebola e pepino, a couve-flor também pode ser feita em conserva. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: © Expression/Prince de Bretagne

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Produto da Estação: 16 receitas para aproveitar a temporada da couve-flor', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo