Risoto perfeito: chef ensina os truques para não errar no preparo do prato
Justino da Silva, chef do restaurante Armazén Paulista, entrega as dicas de ouro que podem salvar uma receita
Prato típico italiano, o risoto é uma das comidas mais populares no mundo, daquelas que agradam todo tipo de paladar. Sua textura ultracremosa e a versatilidade em combinar com os mais diversos ingredientes fazem dele uma ótima opção para almoços ou jantares em qualquer ocasião, podendo ser servido como prato principal ou acompanhamento.
Aparentemente simples, o preparo do risoto exige que o arroz seja refogado, depois cozido em um caldo e finalizado com manteiga. Porém, para que o prato fique no ponto certo, é preciso levar em consideração alguns cuidados que a receita tradicional requer - desde a escolha do tipo de grão até o tempo de cozimento.
Com ajuda do chef Justino da Silva, do restaurante Armazén Paulista, em São Paulo, a redação d'A Revista da Mulher separou algumas dicas preciosas que vão ajudar na hora de preparar o risoto perfeito em casa, além de uma receita deliciosa que pode inspirar o próximo cardápio.
Truques para não errar no preparo do risoto
O arroz certo - "O arroz arbóreo é o ideal e mais adequado para fazer risotos. Quando for fazer o prato, não precisa lavar os grãos, porque isso descaracteriza o seu gosto e as suas características. Se a preocupação for quanto à higiene, não se preocupe também", explica o chef.
Vinho faz toda a diferença - "O vinho ajuda a liberar o amido, por isso entra no começo, antes do caldo. Use apenas vinho seco (doce ou suave jamais). O branco é o mais indicado por ser mais neutro e fácil de combinar, além de não tingir o arroz. A bebida é opcional, mas não substituível", afirma Justino.
Caldo é indispensável - "No risoto, o ideal é que sejam usados caldos caseiros, pois os sabores ficam mais evidentes. Não tem problema se quiser usar os industrializados. No cozimento, ele tem de entrar aos poucos (concha a concha, sempre que secar). Isso ajuda o arroz a soltar o amido e evita que ele grude na panela. E nunca use o caldo frio", aponta o cozinheiro.
Atenção ao cozimento - "Cozinhe o risoto o tempo todo em fogo baixo, mexendo sempre. O ponto certo é o grão al dente e bem cremoso", informa o chef. Para um resultado certeiro, ele recomenda usar uma panela funda e com espessura grossa, já que recipientes muito finos aceleram o cozimento e atrapalham no controle do ponto certo.
A escolha dos complementos - De acordo com Justino da Silva, não existe regra para combinar os ingredientes que vão complementar o risoto. "Vai do gosto das pessoas. Mas se for usar produtos crus, cozinhe junto com o arroz. Já os produtos cozidos, acrescente somente no final do preparo", indica o cozinheiro.
Finalização do prato - "Quando o risoto começar a ficar cremoso, coloque o queijo e verifique o sal. Desligue o fogo e então adicione a manteiga. Mexa até ela estar toda dissolvida e misturada", orienta o especialista.
Receita de chef - Entusiasta da culinária nacional, Justino da Silva sugere uma versão bem brasileirinha de risoto, preparada com carne seca e queijo coalho. Confira abaixo:
Risoto com carne seca e queijo coalho
Rendimento: 1 pessoa
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 45 minutos
Ingredientes
100 g de arroz para risoto
100 g de carne de sol cozida e desfiada
¼ de maço de rúcula
80 g de queijo coalho em lascas
50 ml de vinho branco
500 ml de caldo de legumes
1/2 cebola picada
2 dentes de alho moídos
50 ml de azeite extra virgem
50 g de manteiga
Modo de preparo
Em uma frigideira, em fogo médio, coloque o azeite, a cebola e o alho e deixe dar uma douradinha. Junte o arroz e refogue.
Em seguida, junte o vinho e metade do caldo e continue a mexer. Depois, vá adicionando o resto do caldo aos poucos e continue mexendo.
Junte a carne seca cozida e desfiada e deixe reduzir até o arroz ficar cremoso.
Mexendo, finalize com o queijo coalho, a rúcula picada e a manteiga. Use sal e pimenta do reino a gosto.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Risoto perfeito: chef ensina os truques para não errar no preparo do prato', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.