Além de deliciosa, esta sopa é uma ótima alternativa para aproveitar os legumes que estão na geladeira.
Ingredientes
6 porções
1 couveflor média
400 g de cenouras
1 nabo
1 cebola
1 colher (sopa) de azeite de oliva
100 ml de creme de leite
100 g de queijo gruyère (ou parmesão) ralado
2 colheres (sopa) de sementes de papoula
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Lave a couve-flor e corte-a em buquês. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas bem fininhas. Descasque e pique a cebola em cubinhos. Descasque o nabo e corte-o em palitos finos.
Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Quando ela estiver transparente, junte a couve-flor, as cenouras e o nabo. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente água suficiente para cobrir os legumes. Deixe cozinhar por 30 a 35 minutos com a panela semi-aberta.
Ao final do cozimento, retire uma concha do caldo com alguns legumes e reserve. Então, acrescente o creme de leite à mistura e bata tudo com um mixer (ou liquidificador).
Despeje a sopa em tigelas individuais. Coloque, em cada uma, um pouco dos legumes reservados. Salpique queijo por cima da sopa e leve para gratinar no forno bem quente por alguns minutos.
Retire do forno quando o queijo estiver bem douradinho e finalize com as sementes de papoula salpicadas por cima da sopa. Sirva em seguida com croutons ou torradas.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Sopa gratinada de couve-flor e cenoura', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.