0
Obrigado

Produto da Estação: 17 receitas surpreendentes com manga

Confira a seleção de pratos doces e salgados que podem ser preparados com a fruta que é sinônimo de sabor e suculência

A cara do verão: temporada da manga começa em novembro. Veja a seleção de receitas preparadas com a fruta!


Abundante em todos os cantos do país, a manga é uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros por conta de seu sabor intenso, polpa suculenta e perfume inconfundível. Ainda que existam centenas de variedades espalhadas no mundo, as mais comuns no Brasil são a manga rosa, a haden, a espada, a bourbon, a palmer e a tommy atkins – estas duas últimas conhecidas por não terem tantos fiapos, sendo mais agradáveis ao paladar.

Na hora de comprar qualquer tipo de manga, evite escolher aquelas que estejam muito moles e com pele enrugada, pois podem estar passadas. A casca não deve apresentar manchas escuras, batidas ou rachaduras e a cor também pode indicar se a fruta está boa para o consumo – dependendo da variedade, o ideal é levar as que estão mais vermelhinhas ou bem roxas.

A boa notícia é que, junto com o calor, também chega a temporada das mangas. Novembro é o mês da alta safra desta fruta, portanto os preços ficam mais baixos e a qualidade, superior. Para aproveitar ao máximo a estação do produto, a redação d’A Revista da Mulher separou uma seleção deliciosa de receitas doces e salgadas feitas com manga. Confira na galeria a seguir.


Copyright foto: iStock

Tiramisú de manga

Tiramisú de manga também leva mascarpone.

 

Inusitado, o tiramisú de manga usa a fruta docinha no lugar do café e do chocolate. Rápida de fazer, a receita ainda aproveita a mesma base da versão tradicional, feita com mascarpone. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: Justine Gaillard

Rocambole de manga e chocolate

Suculento, o rocambole de manga tem cobertura de ganache de chocolate.

 

Que tal variar o recheio do seu rocambole com mangas frescas e bem suculentas? Nesta receita, a massa fica bem molhadinha e ainda recebe uma deliciosa cobertura de ganache de chocolate. Ninguém vai resistir! Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: Marlène Sottiaux

Cheesecake de manga e coco

Cheesecake também combina com manga.

 

A base cremosa do cheesecake é tão democrática que vai bem com todo tipo de cobertura. Nesta versão com calda de manga, a sobremesa leva um toque especial de sabor por conta do leite de coco que é misturado ao recheio. Veja a receita aqui.

 

Copyright foto: iStock

Panna cotta de manga e maracujá

Panna cotta de manga e maracujá é opção de sobremesa fresca e levinha.

 

De origem italiana, a panna cotta é uma sobremesa de sabor muito delicado e suave, fácil de ser harmonizada com outros ingredientes. Nesta sugestão de receita, a polpa do maracujá é misturada ao creme do pudim, que vem acompanhado de uma calda fresca de manga. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: iStock

Mil-folhas de manga e baunilha

Mil-folhas de manga com recheio de creme de baunilha.

 

Parece improvável, mas é possível preparar em casa um saboroso mil-folhas de manga. A receita é muito simples e pode ser feita com massa pronta, vendida em supermercados. Além da fruta fresca, o doce leva creme de baunilha no recheio e chantilly na decoração. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: iStock

Bavaroise de manga com calda de kiwi

Bavaroise de manga com calda de kiwi.

 

A bavaroise de manga é uma sobremesa deliciosa que fica firme como um pudim, mas tem textura aerada de mousse. Bem fresca, a receita ainda combina o adocicado da fruta com o azedinho da calda de kiwiVeja como fazer aqui.

 

Copyright foto: Henriette Cubilier

Smoothie de manga e framboesa

Smoothie de manga e framboesa é perfeito para espantar o calor!

 

A manga é uma das frutas mais indicadas na hora de preparar um smoothie em casa, por conta de sua polpa espessa que dá liga à bebida. Com apenas quatro ingredientes, esta receita com framboesa fica com uma cor linda e é perfeita para espantar o calor. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: iStock

Lassi de manga vegano

Lassi tradicional é feito com manga, iogurte e especiarias.

 

O lassi é uma bebida típica indiana feita com manga, iogurte e especiarias, como o cardamomo. Bem refrescante, esta versão vegana leva leite de coco na composição e é adoçado com xarope de agave. Veja a receita aqui.

 

Copyright foto: Cooking N' Co

Geleia de manga e limão

Caseirice: geleia de manga e limão.

 

Para aproveitar as mangas que já estão mais maduras, experimente preparar uma saborosa geleia caseira que equilibra o doce da fruta com a acidez do limão. Além de render para o pessoal de casa, você pode presentear os amigos com o doce. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: Natalia Kriskova

Tarte tatin de manga

Tarte tatin de manga fica pronta em menos de uma hora.

 

A tarte tatin é mais uma maneira original de degustar as mangas em uma irresistível sobremesa. Além de ter uma camada fina de massa folheada, a torta leva apenas quatro ingredientes no recheio e fica pronta em menos de uma hora. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: iStock

Wrap de camarão com manga e abacate

Wrap de camarão com manga e abacate também serve como aperitivo rápido.

 

Para um lanche rápido e muito saboroso, o wrap de camarão com manga e abacate pode ser uma boa pedida. Cheia de nutrientes, esta receita ainda serve como um aperitivo express para receber os amigos em casa - basta fatiar o canudo em rolinhos menores. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto:  iStock

Tartare de salmão, manga e erva-doce

Tartare de salmão, manga e erva-doce é ideal para dias quentes.

 

Quem adora peixe cru não pode deixar de provar este tartare de salmão, manga e erva-doce. Super fresco, ele pode ser servido como entrada ou prato principal de uma refeição ideal para os dias quentes. Veja a receita aqui.

 

Copyright foto: Anaik Lequesno

Curry de camarão com manga

Curry de camarão com manga vai bem com arroz branco ou arroz de jasmim.

 

Frutos do mar harmonizam perfeitamente com o sabor adocicado da manga. Prova desta feliz combinação é o curry de camarão preparado com pedaços da fruta. Rápido de fazer, este prato vai bem com arroz branco ou arroz de jasmim. Veja a receita aqui.

 

Copyright foto: iStock

Salada de frango com manga

Salada de frango com manga pode substituir o salpicão de frango.

 

Esta salada de frango com manga é uma receita fácil, rápida e bem fresquinha para o verão. Prática, ela também pode substituir aquele salpicão de frango no almoço de domingo e acompanhar as carnes grelhadas do churrasco. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: iStock

Salada de manga, tomate, mozarela e presunto cru

Manga dá um toque tropical à salada de tomate, mozarela e presunto cru.

 

Esta salada de tomate, mozarela e presunto cru mistura sabores italianos com um toque tropical da manga fresca. A combinação inusitada promete surpreender os paladares mais exigentes. Veja a receita aqui.

 

Copyright foto: Maurylise Boivin

Frango com manga à moda indiana

Para ousar no cardápio da semana: frango com manga à moda indiana.

 

A manga é uma das frutas mais abundantes na Índia e não à toa ela aparece em diversos pratos salgadas, harmonizando com carnes brancas, peixes e frutos do mar. Se quiser ousar no cardápio semanal de casa, experimente esta receita de frango com manga temperado com diversas especiarias. Veja como fazer aqui.

 

Copyright foto: iStock

Verrine de quinoa, kani e manga

Verrine de quinoa, kani e manga pode ser servido em taças de drinks.

 

Perfeito como entrada de um delicioso almoço ou jantar, o verrine de quinoa, kani e manga é muito refrescante e repleto de nutrientes. Para arrasar na apresentação, sirva esta saladinha em taças de drink e decore com brotinhos de alfafa. Veja a receita aqui.

 

Copyright foto: Julie Orts

Este documento, intitulado 'Produto da Estação: 17 receitas surpreendentes com manga', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.