0
Obrigado

Produto da Estação: 15 receitas com abacaxi para fugir do trivial

Comum na temporada do verão, a fruta tropical é um ótimo ingrediente para sobremesas refrescantes e ainda integra pratos salgados em combinações agridoces deliciosas

Veja a seleção de receitas doces e salgadas para aproveitar ao máximo a temporada do abacaxi.


Saboroso e nutritivo, o abacaxi é uma das frutas mais consumidas no Brasil e em países de clima tropical. De polpa suculenta, o fruto é naturalmente uma ótima opção de ingrediente para receitas refrescantes de sobremesas e até mesmo em combinação com pratos salgados de sabor agridoce. 

O alto teor de fibras, vitaminas e minerais do abacaxi o transformam em um alimento muito saudável, que pode ser apreciado em qualquer ocasião. Isso porque, quando bem maduro, o abacaxi apresenta uma alta taxa de açúcar natural (frutose) em sua composição. Daí ele ser muito utilizado em sucos, doces, geleias, sorvetes e saladas de frutas. 

Entre as diversas variedades da fruta, as mais comuns nos supermercados e quitandas do país são o abacaxi pérola e o abacaxi havaí. Dos dois, o pérola é o tipo mais doce e também o mais indicado para o consumo in natura. Além disso, ele tem o formato alongado, com polpa clara e casca verde escura. O havaí, por outro lado, é mais ácido e tem forma arredondada, com casca de coloração que varia entre o laranja e o amarelo.

Na hora de escolher o abacaxi, uma das maneiras mais simples de saber se ele está maduro é puxando uma das folhas de sua coroa. Se a folha se soltar com facilidade, o fruto já pode ser consumido. Caso contrário, é preciso esperar mais alguns dias para descascá-lo. Antes de comprar o abacaxi, preste atenção também no cheiro da fruta – se sentir um odor azedo, nem pense em levá-lo para casa. 

Ainda que seja produzido ao longo do ano todo, o abacaxi atinge o auge de sua safra entre os meses de dezembro e janeiro. Para aproveitar ao máximo a época da fruta, confira na galeria a seguir uma seleção de 15 receitas doces e salgadas com o ingrediente que vão tirar o cardápio da semana do trivial. 

Copyright foto: iStock

Doce de abacaxi

Doce de abacaxi pode ser usado para rechear bolos e tortas.


Uma das maneiras mais simples de se aproveitar aquele abacaxi que está ácido é fazendo um doce com a fruta. De preparo fácil, o tempo do cozimento vai depender de como você quer o resultado final: mais espesso ou mais ralo. E o melhor é que o doce de abacaxi pode ser consumido puro ou como recheio de bolos e tortas. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Torta de abacaxi

Torta de abacaxi tem recheio cremoso.


Assim como outras frutas, o abacaxi também vai muito bem como protagonista de tortas. Suculenta, esta receita leva um creme saboroso no recheio que ganha uma casquinha dourada e crocante depois de assada. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Ricardo Spósito

Pavê de abacaxi

Pavê de abacaxi é refrescante e saboroso.


Sempre versátil, o pavê de abacaxi funciona como uma opção bem refrescante de sobremesa para aqueles dias quentes do ano. Simples de fazer, o doce conta com a acidez da fruta para equilibrar o adocicado do creme, em uma composição cheia de texturas e sabor. Veja a receita aqui.


Copyright foto: Adriana Douglas

Bolo de abacaxi

Bolo de abacaxi fica bonito e muito gostoso.


Esta versão de bolo de abacaxi vai deixar o café da manhã ou o lanche da tarde muito mais charmosos. Na receita, a fruta é colocada no fundo da assadeira junto com um caramelo de açúcar para decorar a massa depois que o bolo é desenformado. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: iStock

Milk-shake de abacaxi e coco

Milk-shake de abacaxi e coco não precisa ser adoçado.


Para variar as receitas de doces, experimente fazer este milk-shake de abacaxi e coco. Fresco e bem levinho, ele pode servir como uma ótima opção de lanche e nem precisa ser adoçado (ou seja, funciona até para quem está de dieta). Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Abacaxi ao caramelo de cerveja

Cerveja é usada nesta receita de abacaxi assado no forno.


Suculento por natureza, o abacaxi fica muito gostoso quando é assado inteiro no forno ou na grelha da churrasqueira. Além de perder boa parte da acidez, a fruta tem seus açúcares ressaltados no cozimento e vira uma sobremesa simples e deliciosa. É o que propõe esta receita de abacaxi ao caramelo de cerveja. Acredite, a bebida dá um sabor todo especial ao conjunto. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Brasseurs de France

Surpresa de abacaxi

Surpresa de abacaxi fica cremosa e aerada.


Como sugere o nome, esta sobremesa promete surpreender os paladares com o sabor refrescante do abacaxi. A ideia da receita é criar camadas de ingredientes que vão se descobrindo à medida que são devorados. Saboroso e muito fácil de fazer, o doce ainda fica com uma textura ultra cremosa e aerada por conta do chantilly usado como cobertura. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Valléria Brasileiro

Crumble de abaxaci, banana e pecã

Fusão de sabores: crumble de abacaxi leva também banana e nozes pecã no recheio.


Perfeito para o lanche da tarde, o crumble também combina com abacaxi. Nesta receita super aromática, a fruta suculenta harmoniza com a maciez da banana e a crocância das nozes pecã em uma rica fusão de sabores. Acompanhado de uma bola de sorvete de creme ou chantilly, o doce vale por uma sobremesa completa! Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Royal Chill

Suco verde de abacaxi com hortelã

Suco verde de abacaxi com hortelã é refrescante e nutritivo.


Ninguém duvida que a união do abacaxi com a hortelã é um dos casamentos mais felizes na gastronomia. Os dois ingredientes ficam ainda melhores quando são batidos juntos em um suco delicioso e refrescante. Nesta versão proposta pela nutricionista Fernanda Marques, de São Paulo, a bebida ainda ganha uma composição funcional com chia e kiwi. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: iStock

Salada de repolho, abacaxi e presunto cru

Salada de repolho, abacaxi e presunto cru é ótima para os dias quentes.


Uma boa maneira de experimentar a combinação do abacaxi com pratos salgados é usando a fruta na composição de saladas bem frescas. Ótima pedida para as refeições em dias quentes, esta sugestão de receita leva repolho,  abacaxi, presunto cru, queijo feta e amendoins torrados - tudo regado com um molho simples à base de azeite, vinagre e mostarda. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Kalou & Cook

Salada de alho-poró e abacaxi

Salada de alho-poró e abacaxi funciona como substituta do tradicional salpicão.


Mais encorpada e cheia de sabores diferentes, esta outra salada com abacaxi pode ser uma boa substituta do tradicional salpicão de frango. A relação dos ingredientes é muito parecida, porém o abacaxi acrescenta um toque de acidez e suculência ao conjunto. Não deixe de provar este prato como acompanhamento de carne de porco assada. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Arroz frito com abacaxi

Arroz frito leva camarões e abacaxi na receita.


Uma receita bastante comum em países asiáticos como China e Tailândia, o arroz frito é daqueles pratos fáceis de fazer e que ficam prontos em poucos minutos. Se preferir, deixe para preparar esta delícia quando tiver arroz branco sobrando em casa. Aqui, a dica é usar camarões como complemento, mas é possível trocar por peito de frango ou até carne de porco. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: iStock

Carne de porco ao molho agridoce com abacaxi

Abacaxi complementa a receita de lombo de porco ao molho agridoce.


Uma especialidade chinesa que faz sucesso no Brasil é o lombo de porco ao molho agridoce. Nesta versão, a receita ganha um toque tropical com o abacaxi fresco que é usado no preparo. Além de gostoso, o prato fica pronto em apenas 40 minutos. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: iStock

Frango salteado com abacaxi

Para variar o cardápio da semana, invista neste frango salteado com abacaxi.


Quem quiser dar aquele upgrade no frango refogado do dia a dia pode apostar nesta receita com abacaxi. Com poucos ingredientes, dá para fazer este prato delicioso com influências asiáticas que vai encantar o pessoal de casa. E basta um arrozinho branco para acompanhar. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: iStock

Camarão com abacaxi e especiarias

Camarão com abacaxi e especiarias parece curry, mas tem sabor menos condimentado.


Outro prato de influência asiática, este camarão com abacaxi e especiarias lembra bastante uma receita de curry, porém fica com um sabor mais leve e menos condimentado - perfeito para quem não é muito fã do tempero amarelinho. Além disso, o prato tem uma consistência mais cremosa por levar leite de coco na composição. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: iStock

Este documento, intitulado 'Produto da Estação: 15 receitas com abacaxi para fugir do trivial', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.