7
Obrigado

Nutella caseira: veja as dicas para preparar o creme de avelã

A blogueira Vanessa Nunes, do site Socorro na Cozinha, ensina os truques para quem quer fazer a própria Nutella em casa

Nutella caseira é mais saudável e mais barata que a versão original. Veja como fazer.


Até quem não é tão chegado em doces pode confirmar: a Nutella é mesmo uma paixão mundial. Cremoso, perfumado e muito saboroso, o famoso creme de avelã com chocolate vai bem no pão, no recheio de bolos e tortas, na cobertura de outros doces e até mesmo puro, em uma boa colherada. Sem contar que ele também funciona como ingrediente de diversas sobremesas, sendo o protagonista de muitas receitas de dar água na boca.

Mesmo muito popular, consumir a Nutella no dia a dia pode sair caro para o bolso: o preço de um pote de 350 g fica em torno de R$ 20. Foi justamente o alto custo do produto que motivou inúmeros cozinheiros amadores e profissionais a buscarem por uma fórmula caseira do creme de avelã. E muitos deles de fato conseguiram a proeza.

Ainda que existam diferentes receitas de Nutella caseira espalhadas por aí, uma das mais conhecidas no Brasil foi elaborada e testada pela blogueira Vanessa Nunes, do blog Socorro na Cozinha – e uma verdadeira fanática pelo doce. Além da praticidade do preparo, Vanessa explica que as maiores vantagens de se fazer o creme de avelã em casa são a economia com os ingredientes e possibilidade de consumir um produto mais natural.

 

Nutella vai bem no pão, no recheio de bolos e tortas e na cobertura de doces.


“Fazer creme de chocolate com avelã em casa é mais saudável, porque usamos ingredientes de boa qualidade e evitamos os conservantes, corantes, aromatizantes artificiais e outros aditivos químicos. Sem contar que acaba saindo mais barato! Isso vale para qualquer receita caseira que se faça para substituir um produto industrializado”, conta.

Com a fórmula criada por Vanessa, é possível conseguir um creme bem próximo ao do produto original. Porém, a blogueira adianta aos mais exigentes: o sabor e a textura da versão caseira são realmente diferentes. “Os aditivos químicos da Nutella fazem muita diferença nesse sentido, mas em casa nós preferimos abrir mão deles e usar ingredientes mais saudáveis. O resultado pode ficar cada vez mais parecido para o seu paladar conforme for ajustando a receita”, avisa.

Para quem quer se arriscar na cozinha e preparar sua própria Nutella caseira, Vanessa ensina abaixo algumas dicas essenciais que fazem toda a diferença no doce. E mais: ela ainda compartilha com os leitores d’A Revista da Mulher a sua receita de ouro de creme de chocolate com avelã (perfeita para lambuzar os dedos sem deixar sobrar nenhum restinho no pote).

 

Receita de Nutella caseira, do blog Socorro na Cozinha

Ingredientes
125 g de avelãs sem casca
375 g de chocolate ao leite em barra
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

  1. Triture bem as avelãs no processador ou no liquidificador. 
  2. Depois de tudo bem triturado, acrescente o açúcar, o cacau em pó, o óleo e a essência de baunilha. Bata para misturar bem. É possível que você tenha que soltar a mistura da parede do liquidificador de vez em quando.
  3. Derreta o chocolate no micro-ondas.
  4. Acrescente o chocolate derretido à mistura do liquidificador e deixe bater até a mistura ficar bem homogênea. Pronto, você fez creme de chocolate com avelã, vulgo Nutella!


Dicas para preparar e degustar o creme de avelã em casa

Cacau em pó e não achocolatado ou chocolate em pó: “O cacau em pó não é adoçado e, como a receita leva chocolate ao leite, ficaria ainda mais doce se fosse substituído por chocolate em pó adoçado ou achocolatado”, esclarece Vanessa.

Tipos de óleo: “O óleo usado pode ser aquele que a pessoa prefere, em termos de sabor e saúde”, aponta a blogueira. Neste caso, é possível usar óleo de avelã, de amêndoa, de girassol, de coco ou qualquer outro óleo vegetal neutro.

Avelãs sempre descascadas: “Elas devem ser descascadas por causa do amargor da pele e a textura que ela vai deixar no creme”, afirma Vanessa. Caso encontre apenas as avelãs com casca, dá para retirar a pele branqueando-as ou torrando-as no forno, como se faz com amendoim

Como conservar a Nutella caseira: “O ideal para conservar qualquer doce caseiro são os potes herméticos esterilizados. Ela pode ficar fora da geladeira, para se manter pastosa. Ou você pode guardar na geladeira, mas pode ser preciso tirá-la antes de usar, para amolecer um pouco”, explica a blogueira.

Onde e como usar: “A Nutella caseira pode ser usada da mesma maneira que a industrializada, inclusive em quantidades grandes, como para rechear um bolo. Ela é pastosa e vai cair bem onde couber essa textura”, finaliza Vanessa.


Copyright fotos: iStock

Este documento, intitulado 'Nutella caseira: veja as dicas para preparar o creme de avelã', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.