0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Dia das Mães: 3 sugestões de cardápios assinados por chefs para fazer em casa

Ana Luiza Trajano, Felipe Mirasierras e Renata Vanzetto indicam as receitas que vão surpreender as mães em um almoço requintado feito em casa

Veja na galeria a seguir as 3 sugestões de cardápios assinados por chefs. Na foto, a entrada proposta por Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço (SP).


Com o orçamento cada vez mais enxuto por conta da crise econômica que assola o país, fica difícil encontrar alternativas acessíveis para surpreender no Dia das Mães. Então que tal preparar um almoço requintado com a ajuda de cozinheiros estrelados e ainda gastando pouco

A pedido da redação d'A Revista da Mulher, os chefs Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto (SP), Felipe Mirasierras, do Praça São Lourenço (SP), e Renata Vanzetto, do Marakuthai (SP), indicaram menus ideais para celebrar a data sem prejudicar a fatura do cartão de crédito. Assinados por cada profissional, os cardápios incluem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa que harmonizam entre si. 

Além do custo razoável, todas as receitas levam ingredientes fáceis de encontrar em supermercados e outros estabelecimentos. É importante também ressaltar que alguns pratos sugeridos têm rendimento para apenas uma pessoa. Neste caso, o cozinheiro da vez deve planejar o preparo dos pratos conforme o número de pessoas que vão participar da refeição - para ninguém passar vontade. 

Para impressionar ainda mais os convidados, o interessante é seguir a apresentação dos pratos proposta pelos chefs nas imagens de cada receita. No mais, o que vale é se aventurar na cozinha e oferecer um almoço digno (e delicioso) de restaurante, perfeito para o Dia das Mães. Confira na galeria a seguir.

Serviço:
Brasil a Gosto - R. Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardim Paulistano - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3086-3565

Marakuthai São Paulo - Alameda Itu, 1618 - Jardins - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3062-7556 / 3061-1015

Marakuthai Itaim - R. Pais de Araujo, 77 - Itaim Bibi - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3078-3246 / 3078-3261

Praça São Lourenço - R. Casa do Ator, 608 - Vila Olímpia - São Paulo (SP)
Tel: (11) 3053-9300

Copyright foto: Divulgação

Cardápio Brasil a Gosto, por Ana Luiza Trajano - Entrada

Canapé de banana com queijo cremoso e geleia de pimenta

Canapé de banana com queijo cremoso e geleia de pimenta.


O canapé criado pela chef é fácil de fazer em casa e pode ser servido em diversas ocasiões, como um jantar entre amigos ou como opção de finger food em uma festa. E o toque da geleia de pimenta dá o tom todo especial da entradinha. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação

Cardápio Brasil a Gosto, por Ana Luiza Trajano - Prato principal

Pirarucu na folha de bananeira com purê de banana e legumes

Pirarucu na folha de bananeira com purê de banana e legumes.


O pirarucu, um dos peixes mais típicos do Brasil, é uma ótima pedida para uma refeição leve e nutritiva. A carne suculenta do pescado vai bem com o suave purê de banana da terra, que adoça o paladar em equilíbrio com os legumes salteados. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação

Cardápio Brasil a Gosto, por Ana Luiza Trajano - Sobremesa

Pudim de tapioca com calda de açaí

Pudim de tapioca com calda de açaí.


Bem brasileirinha, a sobremesa harmoniza a suavidade da tapioca com o sabor doce e rico do açaí. O único cuidado é manter o pudim molhadinho na hora de servir, evitando que ele resseque após o preparo. E prefira coco fresco ralado para decorar. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação

Cardápio Praça São Lourenço, por Felipe Mirasierras - Entrada

Mini ravióli de manga e camarões

Mini ravióli de manga e camarões.


Nada de massa: o ravióli de "mentirinha" criado pelo chef brinca com o paladar ao balancear doce e salgado em uma composição rica em cores e sabor. O toque especial do chutney de tomate ainda oferece uma pitada de acidez no prato, verdadeiro regalo para as papilas. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação

Cardápio Praça São Lourenço, por Felipe Mirasierras - Prato principal

Lombo de porco com açúcar queimado

Lombo de porco com açúcar queimado.


Outro prato que explora a dualidade do doce com o salgado. Aqui, o importante é preservar a suculência do lombo, sem deixar que ele passe do ponto. E cuidado para que o açúcar não queime demais. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Wellinton Nemeth / Divulgação

Cardápio Praça São Lourenço, por Felipe Mirasierras - Sobremesa

Verrine de mirtilos com espuma de coco

Verrine de mirtilos com espuma de coco.


Esta é uma versão mais elaborada do verrine, sobremesa à base de creme com calda de frutas, servida em taças de drinks. Nesta, o segredo está no toque de coco intercalado entre as camadas do doce. Caso não tenha os apetrechos profissionais para fazer a espuma, improvise com um liquidificador. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Wellinton Nemeth / Divulgação

Cardápio Marakuthai, por Renata Vanzetto - Entrada

Ceviche Me Gusta

Ceviche Me Gusta com peixe branco.


Delicioso como entrada ou prato principal, o ceviche não exige grandes técnicas culinárias para sua execução. O peixe é levemente cozido na marinada à base de limão e absorve todos os sabores dos temperos que são adicionados no caldo. A chef ainda explora texturas diferentes ao finalizar o prato com chips crocantes de batata doce. Veja a receita aqui.
 
Copyright foto: Thomas Albert / Divulgação

Cardápio Marakuthai, por Renata Vanzetto - Prato principal

Tirinhas de mignon em molho de curry vermelho

Tirinhas de mignon em molho de curry vermelho.


O bom e simples picadinho ganha uma versão gourmet nesta receita. O curry vermelho é ideal para quem adora pratos apimentados. E fica a dica da chef: quanto menos leite de coco, mais forte fica o molho. Como acompanhamento, as sugestões são a farofa de banana e o perfumado arroz de jasmim. Veja a receita aqui

Copyright foto: Thomas Albert / Divulgação

Cardápio Marakuthai, por Renata Vanzetto - Sobremesa

Praia de Santa Teresa

Doce Praia de Santa Teresa, composto por creme servido com tuille de amêndoa, redução de framboesa e blueberry.


A sobremesa divertida da chef é composta por creme encorpado à base de leite, servido com tuille de amêndoa, mirtilos e calda reduzida de framboesa. Caso não queira se aventurar no preparo delicado da massa, substitua por algum biscoitinho crocante de castanhas que encontrar no supermercado. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Wellinton Nemeth / Divulgação

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Dia das Mães: 3 sugestões de cardápios assinados por chefs para fazer em casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo