0
Obrigado

Durante o Carnaval, use alimentos funcionais para ter mais energia

Mantenha a dieta balanceada durante o Carnaval, com alimentos indicados para ajudar a manter o pique durante a folia

Alimentos funcionais são os ideias para manter a energia durante o Carnaval.


O Carnaval já começou Brasil afora e já está mais do que na hora de pensar nas agendas dos blocos, nas fantasias e na maquiagem de Carnaval. Mas quem quer brincar sem perder a energia, até o fim da festa, é bom ficar de olho também na alimentação.

Quem já fez esforço para emagrecer para o Carnaval para ficar bonita na fantasia, também precisa ficar atenta ao consumo de comidas e bebidas alcoólicas“Para evitar os malefícios da bebida, intercale com água ou sucos na proporção de dois copos de água para cada copo de bebida alcoólica” recomenda a nutricionista Paula Fernandes Castilho.

Para não descuidar da alimentação, a nutricionista orienta a evitar alimentos muito gordurosos e tentar fazer as refeições normalmente. Mas com uma agenda de Carnaval intensa, nem sempre o folião consegue seguir uma dieta regrada.


Alimentos funcionais para o Carnaval

Pensando nisso, a chef especializada em gastronomia funcional Lidiane Barbosa preparou algumas ideias de alimentos especialmente para A Revista da Mulher. São 5 receitas deliciosas de comidinhas ideais para manter o pique durante a folia.

Os pratos indicados por Lidiane equilibram o cardápio dos dias de Carnaval e incluem sugestões tanto de refeições como de snacks e sucos para manter o corpo em forma e não perder nem um minuto da festa. São pratos simples de preparar e saudáveis.

Para o café da manhã do Carnaval 

Que tal um shake energético à base de leite de coco, canela em pó e tâmaras? A canela, noz moscada e o cacau tornam essa bebida uma potência em antioxidantes naturais, protegendo assim as células sadias de nosso corpo. 

“Em momentos de desgaste como o Carnaval, esta bebida é uma excelente pedida para antes da folia, como proteção, ou mesmo pós-folia, para a recuperação”, explica a chef funcional Lidiane Barbosa. Para manter a energia no Carnaval, veja a receita completa do Shake energético.

Para almoço ou jantar de Carnaval

Nas refeições de base, como almoço e jantar, ou mesmo na ceia, a chef funcional Lidiane Barbosa recomenda uma deliciosa sopa creme de abóbora com amaranto para repor as forças. O amaranto é uma importante fonte de proteína e cálcio.

“Incluir o amaranto em uma refeição antes de cair na folia garante um aporte de proteínas, sem deixar o organismo muito pesado”, indica a chef, que também recomenda uma salada à base de arroz 7 grãos e abacate

“O arroz negro possui mais de 70 antioxidantes, aminoácidos, magnésio e ferro a cada grão. E o abacate é excelente fonte de gorduras boas”, diz a chef funcional. Ficou com vontade? Então veja na íntegra as receitas de Creme de abóbora com amaranto e Salada de arroz sete grãos.

Lanches que recuperam as energias

Barrinhas à base de coco e manteiga de amendoim são indicadas pela chef funcional. Além de serem fáceis de fazer, podem ser preparadas com antecedência e armazenadas em saquinhos plásticos. Assim, fica simples de carregá-las na bolsa para ter um comidinha saudável para matar a fome.

Lidiane explica que a quinoa, utilizada na receita, é um grão que terá como função a reconstrução muscular. “Não pode utilizar as barrinhas para para substituir uma refeição, mas sim para garantir algumas horas até a próxima refeição”, explica a chef funcional. 

E, finalmente, para se recuperar de um dia de folia intensa durante o Carnaval, a chef funcional dá uma receita de suco à base de maçã verde e água de coco, que Lidiane chama de “sucão para o dia seguinte”. Ótimo, inclusive, para amenizar os sintomas da ressaca. Para aprender esses receitinhas super práticas é só clicar em Barrinha de ceral e coco e manteiga de amendoim e Suco para o dia seguinte.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Durante o Carnaval, use alimentos funcionais para ter mais energia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.