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Conheça os benefícios da fruta de conde

Saiba os principais motivos pelos quais deve-se comer fruta de conde, esta delícia tropical tão fácil de se cultivar no Brasil

A fruta de conde é rica em vitaminas do complexo B e pode ajudar a cura da gastrite.


Da mesma família da graviola, a fruta de conde, conhecida em algumas regiões do Brasil como pinha, é uma saborosa fruta tropical que também é dotada de diversas propriedades nutricionais. Com diversos benefícios para a saúde, é excelente para ajudar no processo de cura de gastrite e outras doenças gastrointestinais.

A fruta de-conde também é rica em vitaminas do complexo B como a B1, B2, B3 e vitamina C (ácido ascórbico). Outras propriedades da fruta de conde estão ligadas às quantidades de importantes minerais, como o cálcio, ferro e fosforo. 


Curiosidades sobre a fruta de conde

O nome da fruta tem origem em muda da árvore da Annona squamosa, nome científico da fruta de conde, trazida das Antilhas ao Brasil no século XVIII pelas mãos do então governador da capitania da Bahia, o Conde de Miranda.

Tão logo foi replantada em terras brasileiras, não teve dificuldade de vingar e logo suas sementes foram espalhadas por todas as regiões brasileiras. A fruta de conde tornou-se praticante uma planta nativa das florestas brasileiras. E totalmente adaptada ao paladar brasileiro. 

"A fruta de conde é só mais um exemplo da diversidade de sabores e texturas das frutas brasileiras. Cheias de propriedade benéficas e com baixa caloria, não há desculpa para não acrescentar no mínimo três frutas por dia na dieta aqui no Brasil", diz a nutricionista Carla Ribeiro.

Baixa caloria e muitos benefícios

A especialista informa que uma unidade da fruta tem, em média, 81 calorias. Ela deve ser ingerida com precaução apenas por quem é diabético, devido ao alto teor glicêmico. 

Entre os principais benefícios da fruta de conde destacam-se:
  • Alto teor de fibras, o que garante o bom funcionamento do intestino;
  • Capacidade de regular os níveis do mau colesterol (LDL);
  • Fortalecimento do sistema imunológico em função da concentração de vitamina C;
  • Propriedades antioxidantes que previnem o desenvolvimento de radicais livres, combatendo assim o envelhecimento precoce;
  • Teor de ferro elevado e pode ajudar no combate da anemia, quando associada à ingestão de outros alimentos de propriedades ferrosas;
A fruta, por ser de fácil digestão e conter grande concentração de vitaminas do complexo B, também é indicada para quem tem problemas gástricos.

Aproveita-se dos gomos ao caroço

Os gomos, grudados aos caroços, possuem consistência melada e sabor muito doceAo oferecer a fruta às crianças muito pequenas, convém retirar os gomos dos caroços previamente. 

Aos adultos, recomenda-se retirar os gomos na própria boca e não engolir os caroços. As sementes devem ser reservadas em um recipiente e depois lavadas. Após a secagem dos caroços , recomenda-se moer e usar o pó em massagens no couro cabeludo, para acabar com a caspa.  

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