Na véspera do preparo, coloque o bacalhau em uma vasilha e cubra com água. Deixe de molho por 12 horas e troque a água ao menos 3 vezes nesse período.
No dia do preparo, escorra a água e disponha o bacalhau em uma panela grande. Cubra novamente com água e leve para ferver por 30 minutos, ou até que esteja macio. Escorra e reserve a água do cozimento na panela. Retire as espinhas e a pele do peixe. Separe o bacalhau em lascas. Reserve.
Na água do cozimento do bacalhau, cozinhe as batatas em fogo médio por 10 minutos ou até que fiquem macias. Escorra e reserve.
REFOGADO DE CEBOLA: Em uma frigideira média, derreta a margarina em fogo médio e doure a cebola fatiada. Reserve. DICA: Experimente acrescentar ao refogado um pouco de pimentões vermelhos e verdes fatiados.
MOLHO: Em uma panela média, derreta a margarina em fogo médio e doure a cebola picada. Dissolva o amido de milho no leite, adicione o sal e junte ao refogado, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
MONTAGEM: Em um refratário retangular médio (31 x 19 cm), alterne camadas de molho, batatas, refogado de cebola, bacalhau, metade do cheiro verde e metade das azeitonas. Finalize o preparo com o molho.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 15 minutos ou até aquecer. Retire do forno, salpique os ovos picados e o restante do cheiro-verde e das azeitonas. Sirva em seguida.
Este documento, intitulado 'Bacalhau dos deuses', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.