0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Como ajudar meu filho a andar?

Com quantos meses em média um bebê começa a andar? O que se deve fazer para incentivar a criança a dar seus primeiros passos? Conheça as respostas a essas perguntas e saiba como ajudar seu bebê a andar

Os bebês começam a andar entre um ano e um ano e meio de idade.


Em média, uma criança espera o 12º mês de vida para começar a andar, mas não é raro que algumas só deem os primeiros passos em torno do 18º mês. O aprendizado do andar não se faz do dia para a noite e as crianças seguem várias etapas.

Num primeiro momento, o bebê fica de pé apoiando-se nas grades do seu chiqueirinho. Em seguida, ele fará alguns passos segurando-se primeiro a um objeto fixo e depois a uma pessoa. Por fim, ele fará seus primeiros passos. 

É preciso, entretanto, estimular o aprendizado do bebê, mas, acima de tudo, não se pode apressar a criança. Cada bebê tem o próprio ritmo. É possível fazer brincadeiras simples, variando as posições e pedindo-lhe para que fique de pé. A presença do pai ou da mãe que lhe dá a mão ou o dedo ajuda-o a manter um pouco o equilíbrio. Cuidado, todavia, para não levantar muito o bracinho do seu filho, isso o cansa e o desestabiliza. Outra dica, é  encorajá-lo e reconfortá-lo quando ele cair.

Dicas práticas

Quando o bebê fizer seus primeiros passos, ele não não vai mais querer ficar parado. Será preciso, então, reorganizar tudo em volta para que ele não encontre nada de muito perigoso para ele. 

Primeiro, cubra as tomadas e desligue os aparelhos elétricos que não estiverem sendo utilizados na cozinha. Cuide para que a criança não tenha acesso a alguns aposentos perigosos ou assegure-se que ela não vá até lá sozinho (cozinha, banheiro, etc). 

Para evitar que o bebê se aventure fora de casa, feche as portas, o portão e as janelas. Sem esquecer de tirar todos os objetos (cadeira, banquinhos) que lhe permitiriam alcançar a janela. 

Por fim, é recomendável, adaptar os móveis com ângulos e colocar barras de segurança nas escadas a fim de evitar acidentes.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Como ajudar meu filho a andar?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.