Maternidade após os 40 anos é cada vez mais natural
Mulheres que adiam a decisão de ter filhos por motivos diversos, desde o foco na carreira até o encontro de um novo amor, são a prova de que é possível ser mãe na maturidade

Mães de 40 anos ou mais costumam amamentar por mais tempo e escolher alimentos mais saudáveis para os filhos.
Gerando muita discussão na mídia, Carolina Ferraz anunciou em novembro de 2014 que estava grávida aos 45 anos de sua segunda filha, Anna Izabel. Saudável e bonita durante toda a gestação, a atriz é apenas um exemplo de uma tendência mundial: cada vez mais mulheres optam por ter filhos após os 40.
"Mas eis que, após os 40 anos, 'o cara' chegou", relata a jornalista, fazendo referência ao seu companheiro, Renée Rocha, que já tem uma filha de 9 anos, fruto de um casamento anterior. Pouco mais de seis meses depois de terem decidido morar juntos, os dois começaram a tentar ter um filho.
"Basicamente, a única coisa que fiz foi parar de tomar pílula. Além, é claro, de praticar a receita natural para engravidar, com frequência, sempre que podíamos e queríamos", afirma Paula.
Fertilidade após os 40
É verdade que atualmente se vive mais. A expectativa média de vida do brasileiro está em torno de 75 anos e isso também pode ser um fator decisivo para a decisão de se ter filhos vez mais tarde.
Embora a chamada 'tabelinha da fertilidade' tire um pouco da espontaneidade da relação sexual, ela pode ser uma forma de unir o útil ao agradável. Isso porque, a partir dos 40 anos, as mulheres ovulam com menor frequência e têm uma maior suscetibilidade a desenvolver a endometriose - doença em que o tecido que reveste o útero se fixa aos ovários ou às trompas, tornando a concepção mais difícil.
Outros problemas podem igualmente se acumular com a idade, como o aumento de peso e obesidade, que reduzem a probabilidade da mulher engravidar. Especialistas em reprodução humana recomendam que as mulheres com idade superior a 35 anos que não conseguirem conceber ao fim de seis meses, devem consultar um médico ou especialista em fertilidade, uma vez que muitos destes casos podem ser tratados.
"Fiz a tabelinha, mas confesso que foi meio estressante para nós dois esta coisa de dia marcado, obrigação por prazer. Deixamos o assunto meio de lado. Digo, sem deixar que virasse uma obsessão", relata Paula. E na volta de uma viagem a Paris e a Toscana, a jornalista descobriu que estava finalmente grávida, um ano depois de ter deixado de se prevenir através da pílula anticoncepcional.
Sem estresse
Viajar, relaxar e não transformar o desejo de engravidar em angústia é o melhor a fazer quando se quer engravidar. Especialmente na fase em que a fertilidade começa a entrar em curva de declínio.
Mas, se por um lado pode ser mais difícil engravidar nesta faixa etária, por outro há algumas vantagens em ser mãe após os 40. Estudos revelam que mulheres mais velhas, em geral, têm mais sabedoria do que as mais jovens e tomam melhores decisões em relação aos cuidados e à educação dos filhos.
As mães de 40 anos ou mais também costumam amamentar por mais tempo e escolher alimentos mais saudáveis para os filhos. E se a disposição física não é mais a mesma de antes, ao menos a calma e a paciência inerentes à maturidade podem transformar a maternidade em uma experiência ainda mais prazerosa.
Copyright foto: iStock
- Maternidade após os 40 anos é cada vez mais natural
- Lembrancinhas de maternidade: confira 12 ideias criativas - Dicas - Bebês
- Enfeite para porta da maternidade: veja 25 ideias criativas - Dicas - Gravidez
- Veja ideias de 40 nomes de bebês considerados universais - Dicas - Bebês
- Desmame: dicas práticas para o bebê deixar o leite materno - Dicas - Bebês
- Leite materno: qual é a hora certa do desmame? - Dicas - Bebês