Batata-doce: aliada da dieta e boa-forma
Com dobro de fibras da batata-inglesa, a batata-doce garante energia durante a prática de exercícios físicos. Descubra 6 benefícios deste tubérculo para a saúde
Queridinha de quem malha, a batata-doce tornou-se indispensável na alimentação de muita gente. O motivo de tanto sucesso é o fato dela liberar energia lentamente no decorrer dos exercícios e ainda evitar picos de insulina e formação de gordura.
Entre os nutrientes presentes na batata-doce, se destacam a vitamina A, importante para a saúde da pele; vitaminas do complexo B, essenciais na recuperação e crescimento muscular, e os minerais como o ferro e fósforo, indispensáveis à saúde óssea, ressalta Mayara Leopoldina, nutricionista da E4 marketing.A batata-doce, segundo Talitta Maciel, nutricionista do Espaço Reeducação Alimentar, também possui vitamina B6, que ajuda a dar resistência às paredes do coração.
Versátil, o tubérculo pode ser cozido em água, assada no forno e também feita como purê. É uma ótima opção para substituir o pão no café da manhã e compor os lanches entre as refeições.
6 benefícios da batata-doce que você precisa conhecer
Confira 8 principais benefícios desse esse tubérculo:
- Energia Quando consumida no pré-treino (até duas horas antes), a batata-doce garante energia durante toda a prática da atividade física.
- O alimento demora a produzir insulina, um hormônio produtor de gorduras e terror de quem quer definir os músculos.
- Por fazer parte do grupo dos carboidratos complexos, ela é absorvida de forma lenta e gradual no intestino, garantindo aporte de nutrientes por mais tempo.
- A batata doce tem baixo índice glicêmico, ou seja, o açúcar liberado por ela demora mais tempo para chegar na corrente sanguínea. Sendo assim, esse açúcar é absorvido mais devagar, o que é excelente para quem está de dieta.
- Já que o alimento é rico em fibras, seu consumo dá a sensação de saciedade, evitando os lanchinhos fora de hora.
-
Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).
-
Possui antioxidantes que atuam na redução dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
-
Graças à vitamina B6 e C, possui propriedades anti-inflamatórias.
Batata-doce x Batata-inglesa
Com sabor mais adocicado, a batata-doce, comparada à inglesa, apresenta cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio, e, visto que é mais calórica, promove mais saciedade. Além disso, a batata-inglesa possui alto índice glicêmico, produzindo glicose rapidamente no organismo, que rapidinho vira gordura.
Ficou com vontade de inserir a batata-doce no cardápio? Vá com calma, pois basta consumir metade do tubérculo por dia para ter os benefícios sem risco de ganho de peso. Para finalizar, Talitta Maciel esclarece que não existem contraindicações para o consumo da batata-doce, que é liberado, inclusive, para quem é diabético.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Batata-doce: aliada da dieta e boa-forma', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.