0
Obrigado

Dicas e cuidados para comprar vestido de noiva no exterior ou pela internet

Alto preço dos vestidos de noiva no Brasil é o principal motivo apontado para a escolha da compra pela internet ou em viagens ao exterior. Veja o que deve ser levado em conta na hora de fechar negócio.

Comprar vestido de noiva pela internet pode custar bem menos que em lojas.


Preços mais atrativos têm levado noivas a comprarem seus vestidos em viagens ao exterior ou mesmo em sites especializados em roupas de casamento. Mas alguns detalhes fundamentais devem ser levados em consideração para não se arrepender depois, sem gastos inesperados ou surpresas desagradáveis.

No caso das viagens, o fator tempo é o grande obstáculo. A não ser que se tenha saído do país com esse propósito, dificilmente uma viagem de férias contempla horas suficientes para se dedicar a uma escolha tão importante como a do vestido de noiva.

+ Como escolher o vestido de noiva ideal

Sem contar que se estiver acompanhada do futuro marido, a noiva pode acabar mostrando o vestido antes da cerimônia, comprometendo a tradição da surpresa no momento de subir ao altar. Por isso, é melhor refletir e organizar a viagem em função da compra do vestido.

Ajuda de quem mora fora

Consultar outros sites na internet ou pedir ajuda para amigos que moram fora pode ser muito válido na hora de fechar negócio. ​"Comprei meu vestido fora do Brasil, porque achava um absurdo pagar o preço que pediam só para ter um vestido branco. Comprei em uma loja na Califórnia (EUA). Meu marido é de família americana, então vamos bastante para lá​ ​e paguei cerca de 600 dólares em um modelo que, na ocasião, custava cerca de 6 mil reais no Brasil", conta a executiva Carolina Udsen.

Com o auxílio da cunhada, Carolina já sabia qual seria a loja e já tinha visto fotos pela internet, enviadas pela família de seu marido. Orientações e conselhos de quem mora na cidade onde pretende realizar a compra podem ser determinantes para a escolha. Portanto, a dica é recorrer a amigos ou familiares que estejam no exterior. 

Se não tiver a quem recorrer, fóruns e blogs dedicados ao assunto também podem ser úteis. Mas atenção: alguns sites criam contas e publicam comentários falsos sobre a satisfação de clientes. Então, o melhor é sempre ter alguém de fato conhecido para checar se vale a pena a compra em lojas fora do país.

Sem experimentar o vestido

Pela internet, a questão é sempre mais delicada. Não faltam sites, em particular chineses, oferecendo os mais variados modelos de vestidos de noiva. Através de fotos e vídeos, os modelos costumam parecer encantadores, seduzindo todo tipo de cliente.

No entanto, os corpos das modelos nem sempre correspondem ao formato dos corpos brasileiros. Sem contar o caimento, que depende muito do tipo de tecido usado e pode decepcionar. Ainda assim, o preço compensa e a vantagem é poder escolher dois modelos pelo preço de apenas um no Brasil.

Foi o caso de Cecília Rocha, agente de turismo que comprou seu vestido de noiva pela internet. “Eu queria um vestido bonito, que atingisse minha expectativa. Não precisava ser de marca. Vi dois modelos com preços ótimos em um site. Como não poderia experimentar, comprei os dois”, conta. Um dos modelos, justamente o que mais havia gostado, não lhe caiu bem. “Já o outro ficou perfeito. Agora, espero vender aquele que não vou usar”, completa Cecília.

A ideia sobre o vestido de noiva

Uma escolha tão importante precisa de organização de ideias. E engana-se quem pensa que o ideal é pesquisar diversas opções de modelos antes de escolher o vestido perfeito. "O ideal é ter menos ideias e conversar com um especialista, que poderá orientar sobre o modelo não somente dentro da tendência atual, mas também mais adequado ao biotipo da noiva”, comenta Carol Hungria, estilista especializada em vestidos de noiva.

Nas principais cidades brasileiras, um vestido de noiva feito sob medida e personalizado pode variar de 3 a 15 mil reais, dependendo do ateliê. O alto custo inclui assistência durante toda a confecção do vestido, com possibilidades de ajuste de modelista e costureiras, além da consultoria completa em relação ao look.

Mas nem mesmo todo esse atendimento diferenciado é garantia de que tudo sairá dentro dos conformes. Há muitos casos de problemas com vestidos de nova quase na hora do casamento. São comuns os relatos de erros grosseiros, desde a entrega do vestido completamente diferente do modelo escolhido até casos de modelos queimados por marca de ferro, às vésperas da cerimônia. É a prova de que, mesmo pagando-se caro, há riscos.

Outro motivo que encarece os vestidos comprados em lojas especializadas no Brasil costuma ser a oferta de serviços adicionais. Em um ateliê, normalmente há estilistas que dão dicas desde o tipo de buquê até enfeites de cabelo e sapatos, passando também por maquiagem para o grande dia. 

Neste caso, para mulheres mais confiantes, a compra do vestido de noiva pela internet ou em lojas no exterior pode valer a pena pela economia e comodidade. Acaba sendo apenas uma questão de escolha, podendo dar certo ou errado, igual a quase tudo na vida.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Dicas e cuidados para comprar vestido de noiva no exterior ou pela internet', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.