0
Obrigado

Problema com o vestido de noiva em cima da hora? Resolva sem pânico!

Pesadelo de 10 em cada 10 noivas, um problema com o vestido em cima da hora do casamento é mais comum do que se imagina. Veja as as alternativas para não se deixar abalar quando algo sai errado com a peça.

O vestido de noiva não saiu do jeito que você queria? Mantenha a calma, peça ajuda e busque soluções rápidas.


A engenheira carioca Claudia Lopes, 41, recebeu seu vestido de noiva com defeito em pleno sábado, véspera da cerimônia de seu casamento. Embalado em uma belíssima caixa, ela não poderia imaginar a surpresa. Graças à sua mãe, que resolveu retirar o vestido para pendurá-lo em um cabide, a fim de evitar marcas de dobra, elas descobriram as costas queimadas com a marca de um ferro de passar roupa.

"Fui salva pela prudência materna. Eu jamais retiraria da caixa, estava tão bem dobrado... só iria retirar em cima da hora para vestir e me casar", relembra Claudia, que acabou parando em um shopping no mesmo dia e gastou uma fortuna em um vestido de festa branco como substituto do original. Ao voltar da lua de mel, comunicou a loja responsável pelo incoveniente e acionou o órgão de defesa do consumidor.

Outra história de "horror" foi narrada pela executiva Márcia Santos, de 47 anos. A três dias de sua festa, foi provar o vestido e notou que o caimento do decote estava completamente torto. Para disfarçar, o único jeito seria bordar com brocados, coisa que ela não queria, pois tinha encomendado um tafetá de seda indiana justamente para casar-se com um vestido clean, mais adequado ao seu estilo.

"Me rendi ao brocado, porque não houve outro jeito. É muito chato você se desapontar com uma das coisas mais importantes do dia do seu casamento: o vestido de noiva", conta Márcia. "Acabei ligando para meu marido, noivo na época, e ele me confortou e fez eu entender que a coisa mais importante era o nosso amor e ele iria ficar deslumbrado ao me ver entrar no altar mesmo se eu estivesse de vestido de chita".

Márcia e Claudia fizeram o que se recomenda diante da decepção em não ter o vestido de noiva idealizado: pedir ajuda e pensar imediatamente na solução. O tempo é um fator precioso em situações de urgência, portanto, tente não perder muitas horas chorando por algo que já aconteceu. E acima de tudo: deixe para reivindicar seus direitos depois.

Faça um contrato
Existem maneiras simples de evitar problemas com o vestido de noiva em cima da hora do casamento. A principal é exigir que o vestido fique pronto duas semanas antes do casamento. E esta exigência pode ser feita através de um contrato simples de prestação de serviço. Sim, nada de acordo somente “de boca”. Os negócios relacionados a casamento estão entre os que mais crescem no Brasil, então, exija profissionalismo.

Não aceite os argumentos de estilistas e costureiras quando dizem que a noiva pode emagrecer ou engordar muito neste período. Demonstre segurança e afirme que você saberá se controlar. Advogados recomendam, inclusive, colocar uma cláusula de indenização, caso o contrato não seja cumprido. Essa indenização seria para o caso de se precisar comprar ou alugar outro vestido em cima da hora, por exemplo.

O vestido saiu errado, e agora?
Caso seu vestido chegue em cima da hora e com defeito, a questão deve, primeiramente, tentar ser resolvida com a própria loja ou costureira. Esses profissionais são como médicos: devem estar de prontidão para atender seus pacientes, ou melhor, clientes! 

E mantenha a calma. Ninguém até hoje deixou de se casar por causa de um vestido decepcionante. Mas se for impossível controlar-se, peça ajuda. Mãe, irmã, amiga ou o próprio noivo agem com mais racionalidade nessas horas e podem negociar com os fornecedores e pensar em melhores soluções.

Tente evitar o pânico: respire fundo e pense na solução. No caso da engenheira Claudia Lopes, o vestido novo que comprou em uma loja de shopping foi melhor que o vestido original danificado. Depois, recebeu seu dinheiro de volta da loja anterior e ainda saiu no lucro. A executiva Márcia Santos acabou admitindo que os enfeites adicionados para cobrir o defeito valorizaram o vestido. 

No final das contas, o importante é não deixar esse episódio estragar o dia mais importante de sua vida.

Copytright foto: Istock
Este documento, intitulado 'Problema com o vestido de noiva em cima da hora? Resolva sem pânico!', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.