15 filmes sobre casamento que divertem e ensinam
Confira a seleção de clássicos do cinema que fazem refletir sobre as questões do matrimônio

Cinema é sempre uma grande diversão, mas pode ser ainda uma fonte inspiradora para grandes lições de vida. Na abertura do livro Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena, os autores Douglas Peternela e Márcia Luz afirmam que os filmes e desenhos animados, produzidos pela indústria do cinema, podem ser instrumentos para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano.
De acordo com o livro, as obras cinematográficas despertam os sentidos e mexem com as emoções. Assim como a vida, que, em constante mutação, mostra a cada instante novas lições.
Com os filmes que giram em torno do tema casamento não é diferente. Uns filmes são mais engraçados, outros mais sensíveis. O certo é que quando o cinema e o casamento se encontram, a união costuma dar certo. Inspire-se e relaxe com algumas obras cinematográficas, selecionadas especialmente para quem está nos preparativos para se casar.
O Casamento de Muriel

O filme australiano de 1994, dirigido por PJ Hogan, conta a história de uma moça rejeitada pelos pais e amigos, considerada esquisita, mas para quem a vida se resumia em duas grandes felicidades: ouvir músicas da banda Abba e sonhar com seu casamento.
A comédia, com toques de drama, lançou a atriz Tony Collete, que explodiu anos depois em dois grandes sucessos: O Sexto Sentido e Pequena Miss Sunshine.
O que o filme ensina: é preciso perseverar e acreditar nos seus próprios sonhos, mesmo que o mundo ao redor insista em lhe dizer ser impossível.
Casamento Grego

Uma jovem grega se apaixona por um não-grego e precisa se esforçar para que sua família o aceite, ao mesmo tempo que tenta fazer o noivo se adaptar aos costumes e tradições de sua cultura.
Essa deliciosa comédia romântica foi dirigida por Joel Zwick e alcançou um estrondoso sucesso de bilheteria. O galã do filme é John Corbett e o roteiro foi escrito pela atriz que protagonizou o filme, Nia Vardalos.
O que o filme ensina: família adora se envolver nos preparativos. É preciso ter tolerância e muita habilidade para fazer as coisas do jeito que o casal quer, principalmente quando se casam duas pessoas oriundas de culturas distintas.
O Casamento dos meus Sonhos

Neste filme para lá de romântico, Jennifer Lopez vive uma cerimonialista bem sucedida que acaba se apaixonando pelo noivo de um dos casamentos que organiza, vivido por Matthew McConaughey.
O filme mostra diversas situações típicas da organização de um casamento, como a escolha da decoração, música, além de algumas divergências entre noivos e a intromissão dos pais.
O que o filme ensina: trabalho não compensa a falta de amor, a vida não pode ser controlada e casamento é muito mais do que uma grande festa.
O Banquete de Casamento

Dirigido pelo taiwanês Ang Lee (O Segredo de Brokeback Montain), o filme conta a história de Wai-Tung (Winston Chao), um bem-sucedido empresário tailandês do mercado imobiliário que vive feliz com o seu namorado Simon (Mitchell Lichtenstein).
Wai-Tung teria uma vida perfeita se não fosse a mentira que durante mais de vinte anos deu a entender aos seus pais que ele se casaria com uma mulher. O filme é cheio de sutilezas típicas das produções orientais e traz um dos desfechos mais surpreendentes da história do cinema.
O que o filme ensina: por mais moderno que seja o casal, a aceitação do cônjuge pelos pais é sempre algo importante para quem vai se casar.
Noiva em Fuga

Nesta comédia romântica dirigida por Garry Marshall, Julia Roberts é uma personagem que tenta se casar por três vezes, mas na hora de subir no altar sempre acaba fugindo.
Um repórter, interpretado por Richard Gere, vai até a cidade apurar a história dessa noiva fujona e tentar entender os motivos de sua eterna desistência, sempre em cima da hora das bodas. O filme trouxe de volta o par romântico que protagonizou o sucesso Uma Linda Mulher.
O que o filme ensina: não é preciso se moldar ao outro. Para ser feliz no amor, o importante é ser você mesma.
Quatro Casamentos e um Funeral

Sob a direção de Mike Newell, o ator inglês Hugh Grant interpreta um homem que pensa ter encontrado a mulher de sua vida ao conhecer a bela e extrovertida americana Carrie (Andie MacDowell).
Mas no desenrolar do filme, muitas surpresas parecem condená-lo à eterna vida de solteirão. Emocionante e divertido, o filme virou um clássico entre as comédias românticas inglesas.
O que o filme ensina: muitas vezes nos sentimos fracassados no amor. Mas, na verdade, a felicidade pode vir depois de momentos difíceis.
O Casamento do Meu Melhor Amigo

Outra vez Julia Roberts está à frente de um filme sobre casamento. Nesta divertida história dirigida por PJ Hogan, a atriz interpreta uma crítica gastronômica que descobre-se apaixonada pelo melhor amigo, quando recebe a notícia que ele vai se casar.
Isso porque o casal de amigos havia combinado de se casar caso continuassem solteiros até completarem 28 anos. Julianne, nome da personagem vivida por Julia Roberts, aceita o convite para ser madrinha, mas tenta de tudo para fazer o amigo desistir da união.
O que o filme ensina: é preciso saber a hora de parar de insistir naquilo que não vai dar certo.
O Filho da Noiva

A filmografia argentina tem conquistado cada vez mais um público cativo. Nesta comovente história, o conceituado ator portenho Ricardo Darin interpreta um homem muito ocupado e racional, às voltas com os problemas cotidianos, dentre os quais, a mãe que vai perdendo a memória.
Dirigido por Juan José Campanella (Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 por O Segredo dos seus Olhos), o filme é uma doce lição de vida e de amor.
O que o filme ensina: não há idade ou doença capazes de impedir que se celebre o amor através do casamento.
Vestida para Casar

Um desfile de vestidos de madrinha e a predisposição para essa 'função'. Isso é o que se vê na tela deste filme dirigido por Anne Fletcher. Obcecada pelo sonho de se casar, a personagem interpretada por Katherine Heigl só consegue chegar ao altar pelo lado reservado aos padrinhos.
Depois de ser madrinha de 27 cerimônias, acaba virando matéria de revista e quase perde suas esperanças de realizar seu sonho. Mas a bela acaba aprendendo que a ansiedade não ajuda em nada na busca do amor.
O que o filme ensina: a cerimônia deve ser sempre a cara dos noivos e nada é ridículo ou exagerado na hora de realizar um casamento.
Um casamento à Indiana

Mostrando detalhes da preparação de um casamento tipicamente indiano, que pode durar até uma semana, o filme dirigido por Mira Nair e lançado em 2001 fez sucesso no Brasil antes mesmo da novela Caminho das Índias.
Embalada por cores e danças, a história retrata a organização de um casamento arranjado pela família e os conflitos que esse tipo de tradição causa nas novas gerações. Ao mesmo tempo, a energia que envolve os preparativos de uma festa tão rica em detalhes e rituais mexe até com quem está contrariado.
Interessante observar o tipo de roupa dos noivos e noivas, a importância das flores e dos alimentos servidos na festa. Tudo sempre com muita música e alegria, bem à moda indiana.
O que o filme ensina: a aura de alegria que envolve um casamento é contagiante a ponto de mudar as emoções negativas para positivas.
LEIA TAMBÉM
Amor sem fronteiras: curiosidades sobre casamentos ao redor do mundo
Mamma Mia!

Sucesso como peça na Brodway durante muitos anos, a história contada através das canções do conjunto musical pop australiano Abba chegou aos cinemas em 2008. A versão para a telona conta com cenários paradisíacos de uma ilha grega, onde será realizado um casamento.
Com atuações brilhantes de atores consagrados, como Meryl Streep, o tema do filme gira em torno de como seguir sem gafes uma cerimônia tão tradicional como o casamento, quando os modelos de família já não são tão tradicionais.
O que o filme ensina: que um momento como o casamento é uma grande oportunidade para estreitar os laços de família. Envolver mãe, pai, amigos é o que dá graça e beleza a este momento que demarca uma mudança de vida.
A Jovem Rainha Vitória

O filme inglês de 2010, dirigido por Jean-Marc Vallée, conta a história da rainha Vitória da Inglaterra quando jovem. A monarca, que reinou por 63 anos, ficou conhecida por ter casado por amor ao escolher o príncipe Albert como companheiro de vida. E o filme conta essa bela história de amor.
Um dos pontos altos da película é justamente o figurino (o filme ganhou Oscar de melhor figurino) da cena de casamento da protagonista, vivida pela atriz Emily Blunt. Lembrando que o vestido clássico usado pela rainha lançou a moda do vestido branco em casamentos, que até então não era uma tradição.
O que o filme ensina: sobre o companheirismo entre os cônjuges e a importância de basear relação numa sólida amizade. E, sem dúvida, também dá uma visão bem atual de feminismo, afinal, se até a Rainha Vitória fez a proposta ao seu Albert, todamulher pode pedir um homem em casamento sem medo.
Missão Madrinha de Casamento

O filme americano foi lançado em 2011 é uma comédia que retrata uma parte bem sensível da organização de uma cerimônia de casamento: a escolha e a função das madrinhas.
No longa metragem, as amigas que vão acompanhar a noiva no altar entram em uma disputa para saber quem é a amiga mais próxima e criam uma série de confusões.
O que o filme ensina: o valor da amizade, que nunca será substituído, mesmo quando se encontra o amor da vida e se resolve mudar de estado civil.
Um Casamento Quase Perfeito

E quando o amor não chega e o seu sonho continua a ser realizar uma cerimônia e festa de casamento? No filme I Me Wed, traduzido para o português como Um Casamento Quase Perfeito e lançado em 2007, a personagem principal decide resolver este problema.
Isabel Darden, vivida pela atriz Erica Durance, é uma mulher bem sucedida e atraente de 30 anos, fica cansada de pessoas perguntando "quando você vai se casar?" e decide levar ao altar a pessoa que ela mais ama: ela mesma! Mas o destino, esse brincalhão, resolve colocar alguns obstáculos no caminho.
O que o filme ensina: o longa é divertido ao mesmo tempo que trata de questões o profundas, como a importância da autoestima para que os relacionamentos amorosos deem certo.
Noivas em Guerra

O filme, lançado em 2009 no Brasil, conta a história de duas melhores amigas que desejam a mesma data e local para realizarem o casamento, mas não querem fazer juntas. A partir daí, entram em uma disputa que parece sem fim, colocando em jogo a fiel amizade de ambas.
O que o filme ensina: entre situações cômicas, o filme, cujo título original é Bride Wars, acaba dando uma aula de como organizar um casamento. Afinal, as protagonistas passam a maior parte das suas aventuras entre visitas a locais da festa, da cerimônia e em contato com fornecedores.
- 15 filmes sobre casamento que divertem e ensinam
- Dia dos Pais: confira 15 filmes que falam sobre paternidade - Dicas -Família
- Experts ensinam a calcular comida e bebida em um casamento - Dicas -Casamento
- 15 filmes vencedores do Oscar para assistir na Netflix - Dicas -Fique por dentro
- O que os filmes da Disney podem ensinar às crianças - Dicas -Família
- 15 filmes e séries disponíveis na Netflix para quem é apaixonado por comida - Dicas -Gastronomia