0
Obrigado

Desvendando os cremes faciais: saiba escolher o produto adequado à sua pele

Especialista indica os cremes recomendados a cada tipo de pele e orienta como  não errar diante de tanta variedade de produtos de beleza para o rosto

Todo rosto deve ser hidratado com um creme facial de dia e à noite.


Quando o assunto é creme para o cuidado do rosto a oferta da indústria de cosméticos é capaz de deixar tonta mesmo a mais antenada das mulheres. E poucas são as que ficam indiferentes às publicidades de tantos produtos que prometem uma pele perfeita.

Porém a médica dermatologista Denise Barcelos, da clínica CD Dermatologia, do Rio de Janeiro, recomenda :“nunca compre nada sem orientação profissional". Principalmente quando os produtos são para o rosto, é preciso ter certeza se não há no creme nenhum componente alergênico ou mesmo a presença de ácidos, que podem danificar a pele quando exposta ao sol.

"Embora seja possível para um leigo perceber as características da própria pele, se é mais seca ou oleosa, por exemplo, o ideal é o aconselhamento de dermatologista para utilizar os produtos mais adequados e atingir um melhor resultado", completa a dermatologista.

Três critérios básicos

  • Oleosidade. Para não errar na escolha do seu creme hidratante para o rosto, comece pela avaliação do tipo de pele, baseada no grau de oleosidade. "As peles podem ser secas, mistas ou oleosas em qualquer idade. Esses fatores são determinados pela genética e não pelo tempo. Portanto, os cremes hidratantes para o rosto devem ser usados em qualquer fase da vida das mulheres”, reforça a Dra. Denise;
  • Idade. Um dado simples para a definição do tipo de creme hidratante para o rosto é a idade. Embora a variação genética também influencie e  pessoas da mesma idade apresentem peles bem diferentes, os cremes para o rosto  costumam, na média, funcionar bem para cada faixa etária indicada; 
  • Marcas da pele. Os cremes faciais também devem ser escolhidos de acordo com a  prioridade do tratamento.  Quando a pele apresenta algum problema específico, como rugas ou manchas, há dermatologistas que indicam a utilização de cremes faciais diferentes, alternando-os no dia a dia com o creme hidratante para a idade ou para o tipo de oleosidade da pele.

Ritual de beleza diário

Os passos a serem seguidos todos os dias são: limpeza, tonificação e hidratação do rosto. E, diferente do que algumas pessoas pensam, a limpeza não deve ser feita apenas quando se está maquiada. Ela serve para tirar os resíduos da pele, muitas vezes acumulados pela exposição ao vento ou à poluição.

No caso de pele maquiada, um demaquilante deve ser usado antes do creme de limpeza e só depois se tonifica e se hidrata a pele. A limpeza precisa ser feita tanto de dia, com um produto adequado ao tipo de pele,  quanto à noite, antes de dormir. Depois, uma tonificação  para se devolver o PH da pele e, em seguida, hidratar com o creme facial adequado.

“Quando necessário, também pode ser recomendado o uso de antioxidantes e filtro solar. À noite, sempre recomendo algum produto que ajude na renovação celular", ensina a dermatologista.

Quer cuidar do seu rosto? Confira na galeria acima algumas opções  indicadas pela dermatologista Denise Barcelos.

Copyright foto: iStock
   

Peles oleosas, mistas e secas

Cremes para o rosto por grau de oleosidade são um bom começo para definir o tratamento.


O nível de oleosidade da pele é o primeiro passo para definir o tipo de creme ideal para o rosto. Para pele oleosa, o Sebium Pore Refiner, da Bioderma, contém substâncias que reduzem a produção de sebo e amenizam o aspecto oleoso. Para as pelas secas, uma hidratação profunda pode ser feita com o Hydra + Bio Active, da Roc. O creme facial EUA Cellulaire Gel, do Institut Esthederm, é o recomendado para peles mistas, que são mais equilibradas na oleosidade.

Copyright Foto: Reprodução Esthederm.com / Jnjbrasil.com.br/ Cosmetis.com.br

Pele com rugas ou manchas   

Cremes faciais podem ser indicados para tratar marcas da pele.

Quando a pele do rosto já apresenta rugas, o creme indicado é o Sublime Energy, da marca Roc. Peles manchadas podem ser tratadas com o Advanced Pigment Corrector da Skin Ceuticals.

Copyright Foto: Reprodução  Jnjbrasil.com.br / Skinceuticals.com.br

Pele jovem ou madura

A idade é um critério simples para a escolha do creme para o rosto.

Aos 20 anos já se deve investir em cuidados com a pele e o  creme recomendado é o Idealia da Vichy, tanto para o dia como para a noite. Entre 30 e 40 anos, o Resveratrol B da Skin Ceuticals é o recomendado.
 
Copyright Foto: Reprodução Skinceuticals.com.br / Vichy.com.br
Este documento, intitulado 'Desvendando os cremes faciais: saiba escolher o produto adequado à sua pele', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.