Encontros em site de relacionamento podem levar a relações sérias
Muita gente ainda não acredita, mas é cada vez mais comum relações amorosas começarem em um site de relacionamento
Embora a internet tenha proporcionado vários benefícios às relações amorosas, como ajudar no namoro à distância e estimular a libido através do sexting, ainda há quem hesite quando o assunto é apostar em um site de relacionamento para conhecer uma pessoa bacana.
Medo de só encontrar perfis falsos, ou a pressuposição de que na rede só há pessoas desinteressantes – que não conseguem namorado na vida a real - são algumas das justificativas de quem resiste à paquera virtual.
Mas segundo especialistas, esta linha de pensamento é uma bobagem e pode atrapalhar quem gostaria de sair da solidão. Pessoas falsas ou mal intencionadas podem ser encontradas também no local de trabalho, numa festa ou balada e até mesmo serem apresentadas por amigos.
“É claro que um site de relacionamento, talvez, favoreça quem quer esconder verdades. Mas é bom saber que encontrar alguém na chamada ‘vida real’ não diminui os riscos”, ressalta a psicanalista Helena Monteiro.
Não importa como a relação começa
Em seu consultório, a psicóloga especializada em terapia de casal diz que, atualmente, 40% dos casais orientados por ela conheceram-se através de um site de relacionamento.
“E posso afirmar: os problemas e as benesses são as mesmas. A grande verdade é que não importa muito como o relacionamento começa. O que importa é como ele se desenvolve”, afirma Helena.
E quem conseguiu um namorado através da rede concorda. É o caso do casal Fernanda Baronne, dubladora, e Hervé Thévenin, executivo. Juntos há mais de um ano, conheceram-se no Tinder e agora preparam-se para viverem juntos. Para os dois, sem o site de relacionamento a relação não seria possível.
"Eu tinha acabado de voltar ao Brasil depois de 20 dias em Paris, onde ele morava. O match ocorreu lá, mas na hora da conversa, nove mil quilômetros nos separavam. Havia curiosidade de ambas as partes, então, com o tempo, a conversa evoluiu para Whatsapp, Facebook, Skype…”, conta a dubladora.
Fernanda mudou-se para Paris para estudar e finalmente encontrou Hervé. Nunca mais se desgrudaram. Ambos acreditam que um aplicativo ou um site de relacionamento amoroso é uma tendência. Em tempos em que usa-se a internet para quase tudo, desde trabalho até compras, um site de relacionamento funciona como mais uma forma e aproximar as pessoas em busca de uma relação séria.
Mas o casal confirma que a história do encontro ainda surpreende os amigos e familiares. "Muitas vezes as pessoas repetem a pergunta uma, duas ou três vezes, até acreditarem na resposta. 'Tá de brincadeira que vocês se conheceram no Tinder?!" - é o que mais ouvimos. Apesar dessa surpresa inicial, sempre vejo um sorriso no rosto das pessoas depois. Algo como se pensassem 'então, é possível'", conta Fernanda.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Encontros em site de relacionamento podem levar a relações sérias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.