0
Obrigado

Tratamentos de beleza à base de chocolate


Inevitável pensar em chocolate na Páscoa. Mas nem somente para deliciar o paladar ele existe! Conheça cuidados básicos para pele, corpo e cabelos, com produtos ou terapias à base de chocolate

Chocolate cada vez mais usado em terapias para tratar pele e cabelos.


A indústria cosmética tem revelado cada vez mais formas de cuidar da beleza usando o chocolate. a chamada chocolaterapia lança mão deste derivado do cacau para os mais variados tipos de tratamentos estéticos. 

Com ingredientes que vão desde o chocolate in natura derretido, até uma mistura de cacau, óleo de amêndoas e açúcar, esses tratamentos são mais indicados para quem tem pele e cabelos ressecados. 

Listamos alguns dos cuidados de beleza à base desta deliciosa mistura, para provar que o chocolate é muito mais do que uma guloseima irresistível.

Chocolate para o rosto

A limpeza e hidratação de pele utilizando o chocolate têm algumas vantagens sobre outros tratamentos. A principal é que o cacau é rico em flavonoides, uma substância com alto poder antioxidante, capaz de combater os radicais livres, além de proporcionar uma hidratação profunda ao rosto. 

Outro benefício dos tratamentos à base de chocolate é a sua ação anti-inflamatória. Misturas de cacau em pó sem óleo, mas com mel e aveia, podem provocar um efeito apaziguante em rostos com peles desgastadas pelo excesso de exposição ao sol e ao vento. 

Uma máscara de hidratação caseira, muito simples de fazer, pode ser a solução a quem não tem tempo para ir a uma clínica ou spa. Misture duas colheres de cacau em pó, um copo de iogurte natural e duas colheres de mel. Passe no rosto e deixe agir de 15 a 20 minutos. Enxague depois com água mais para fria e veja a luminosidade que a pela ganha.

Chocolate para o corpo

Os tratamentos para o corpo à base de chocolate mais comuns consistem em banhos de ofurô e hidromassagens. Estes tipos de tratamento são mais difíceis de serem feitos em casa, mas já existem cremes hidratantes para o corpo com cacau. 

Outro produto recomendado para quem tem pele ressecada é o esfoliante à base de chocolate.  A esfoliação na pele seca é sempre uma questão delicada e as propriedades revitalizantes e de retenção hídrica do chocolate equilibram esse processo, evitando a desidratação da epiderme.

A pele das costas, região geralmente esquecida quando se pensa em cuidados, é outra que responde muito bem às esfoliações e hidratações com ingredientes derivados do cacau. Como dificilmente passamos creme nas costas, a hidratação intensa do chocolate resulta em uma pele limpa e luminosa, pronta para os decotes traseiros.

Cabelos hidratados com chocolate

O princípio ativo energético do chocolate dá aos cabelos um efeito nutritivo e estimulante. Na prática, o que estudos comprovaram é o que os xampus e condicionadores à base de chocolate equilibram o PH da fibra capilar, além de ajudarem no crescimento dos cabelos e nascimento de novos fios.

Mas os hairstylists alertam que os produtos ou tratamentos capilares com chocolate devem ser usados com cautela por quem tem couro cabeludo oleoso. Aplicados longe da raiz e concentrados nas pontas, no entanto, os cremes de cabelo à base de chocolate podem ser usados sem problemas.

Este tipo de tratamento é muito indicado para cabelos danificados após processos químicos, como chapinha ou tintura com utilização de amônia. O chocolate promove a reconstrução capilar e ajuda a devolver a força e o brilho natural aos fios.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Tratamentos de beleza à base de chocolate', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.