Criatividade e inovação nos sapatos da alta-costura em 2016
Extravagantes, ultramodernos e com uma beleza sem igual: confira os modelos de calçados que chamaram a atenção nos desfiles haute couture neste ano
Além dos looks conceituais e vestidos de festa luxuosos, os desfiles de alta-costura em Paris neste ano mostraram sapatos magníficos. Estes acessórios se destacaram nas passarelas pelo trabalho cuidadoso (e muitas vezes artesanal) de aplicações, recortes e muitos detalhes suntuosos - dignos da haute couture.
Os modelos impressionaram pelo design e inovação, pautados na criatividade e até mesmo em um conceito que parece arquitetônico - mas que casou perfeitamente com a concepção de cada um dos desfiles. Nesta galeria, conheça os sapatos mais bonitos e inusitados das passarelas de alta-costura 2016.
Copyright foto: iMAXtree
Elie Saab

Desfile de Elie Saab, Outono/Inverno 2016.
Brilho e couro de cobra em tons de rosa se misturam nesta sandália meia-pata, com referências dos anos 70. Bem ao estilo party girl, o modelo com salto grosso consegue transformar a mais simples das produções.
Copyright foto: iMAXtree
Adeline Andre
A estilista francesa Adeline Andre combinou sandálias minimalistas com salto vazado e meia-calça arrastão branca. Destaque para o shape, com formas geométricas modernas.
Copyright foto: iMAXtree
Armani Privé
Giorgio Armani levou para as passarelas da Armani Privé uma nova versão do tradicional Mary Jane, conhecido por aqui como sapato boneca. Aberto atrás, este sapato trazia o cabedal estampado com desenhos geométricos, além de uma delicada tira fina em couro sobre o peito do pé.
Copyright foto: iMAXtree
Chanel
A Chanel apostou nas wedges de madeira com salto quase escultural. Na frente, o cap toe contrastou com o colorido do tecido artesanal escolhido para o restante da peça. O resultado? Sapatos repaginados, com uma nova interpretação de acessórios de temporadas anteriores.
Copyright foto: iMAXtree
Guo Pei
Sapatos feitos com materiais brilhantes e metalizados arremataram os looks haute couture de Guo Pei, em Paris. Acessórios com cores fortes (e extravagantes) pontuaram o desfile da estilista chinesa.
Copyright foto: iMAXtree
Georges Hobeika
O scarpin nas passarelas de Georges Hobeika ganharam aplicações de flores, que enchiam a parte do calcanhar e desciam em uma tira charmosa, contornando os pés até a lateral do sapato. Este trabalho artesanal, com bordados, também esteve presente em todos os looks do estilista.
Copyright foto: iMAXtree
Maison Margiela
A Maison Margiela apresentou botas de cano curto estampadas, com referências na decoração e tapeçaria. Este modelo, com verde e dourado, recebeu uma espécie de moldura, que começa no tornozelo, passa pelo calcanhar e termina no salto assimétrico.
Copyright foto: iMAXtree
Zuhair Murad

Passarela de Zuhair Murad, Outono/Inverno 2016.
O clima hippie chic das passarelas de Murad também pode ser visto nos sapatos. Nesta ankle boot em camurça, pequenos recortes vazados fizeram toda a diferença, assim como as amarrações crescentes na frente do calçado roxo intenso.
Copyright foto: iMAXtree
Antonio Ortega
Bota em tom vibrante e rica em detalhes étnicos nas laterais: esta foi a aposta de Ortega para complementar looks em seu desfile de haute couture. O modelo meia-pata, com salto mais grosso, ainda ganhou amarrações em toda a parte de frente.
Copyright foto: iMAXtree
Patuna
Nas passarelas da Patuna, plataformas assimétricas pintadas à mão que revelam traços geométricos da arquitetura francesa. Os recortes nos tecidos do cabedal traduzem a arte e criatividade deste país - que foi o tema explorado do desfile.
Copyright foto: iMAXtree
Giambattista Valli
Giambattista Valli mostrou, mais uma vez, que os acessórios nas passarelas seguem o DNA ultra feminino de suas criações. Prova disso é a bota branca, toda estampada com ramos de flores - referência que foi destaque na última coleção do estilista.
Copyright foto: iMAXtree
Iris van Herpen

Iris van Herpen, no desfile Outono/Inverno 2016.
Geometria baseada no estudo das ondas: esta foi a inspiração da holandesa Iris van Herpen para seus looks na semana de alta-costura de Paris. E o conceito foi replicado em sapatos estruturais, que lembram uma construção arquitetônica.
Copyright foto: iMAXtree
Alexandre Vauthier

Alexandre Vauthier, passarela Outono/Inverno 2016.
No desfile de Vauthier, as ankle boots bem ao estilo gladiadora ganharam versões modernas, cheias de amarrações na frente e no tornozelo. Os modelos de camurça surgiram abertos na frente e com um elegante salto fino.
Copyright foto: iMAXtree
Atelier Versace
Sapatos com laços imperfeitos, mais sutis e menos sexy, cobriram com muito charme o pé das modelos no desfile da Atelier Versace. Este acessório, preso com tira mais grossa ao redor do tornozelo, exibia um toque oriental - que permeou toda a coleção de Donatella Versace.
Copyright foto: iMAXtree
Yiqing Yin
Os sapatos do desfile da jovem estilista Yiqing Yin foram assinados por Christian Louboutin. O designer traduziu em linhas, formas e cores sóbrias o tema pós-apocalíptico do desfile.
Copyright foto: iMAXtree
Christian Dior
O mule em couro com a irreverência de um lenço amarrado no tornozelo marcou o desfile da Dior. Este modelo nude, com uma tira preta quase imperceptível na lateral, é sinônimo de bom gosto e estilo.
Copyright foto: iMAXtree
Veja também
- Criatividade e inovação nos sapatos da alta-costura em 2016
- Maria Grazia Chiuri faz sua estreia na alta-costura da Dior - Dicas - News
- Look da semana: visual alta-costura de Lalá Rudge - Dicas - News
- Princesa natureza: desfile de Elie Saab de alta-costura primavera-verão 2015 - Dicas - News
- Conheça os modelos de sapatos em alta neste Inverno - Dicas - Estilo
- Vestidos de noiva de alta-costura nas passarelas de Paris - Dicas - Casamento
Este documento, intitulado 'Criatividade e inovação nos sapatos da alta-costura em 2016', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.