1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Existe idade certa para aprender uma outra língua?

Saiba qual é a recomendação de especialistas sobre a idade indicada para se aprender outro idioma

Idade certa para aprender a falar a língua é desde que a criança nasce.


Mundo globalizado, filhos de casais de nacionalidades diferentes, mudança de país por conta de compromissos ou oportunidades profissionais dos pais. Essas são realidades cada vez mais comuns à vida das crianças contemporâneas. O contato com línguas distintas do idioma natal torna-se cada vez mais precoce. Mas, afinal, existe uma idade certa para aprender uma língua estrangeira?

"Não existe idade certa. Eu conheço crianças que começaram a aprender árabe, inglês e francês junto com português. Agora, o aprendizado da gramática, assim como em português, já requer um pouco de maturidade
São coisas diferentes: o aprendizado da língua para entender e falar, e o entendimento da estrutura da língua", conta a professora de inglês Adriana Barreiros.

Segundo a especialista, caso haja oportunidade de a criança já ter contato com outra língua, não existe razão para impedi-la. Já o estudo da língua formal, que engloba o aprendizado de leitura e escrita, deve ser feito a partir de quando se  começa a alfabetização da criança, entre os cinco e sete anos de idade.

Sem medo de confusão

Em gral, os pais têm receio de que os filhos acabem não aprendendo nenhuma língua de forma realmente adequada. Mas especialistas defendem que o contato precoce com diferentes línguas só vai fazer avançar a capacidade de aprendizado. 

“A criança sempre vai falar, ler e escrever melhor a língua do país em que vive. O contato social, a rotina na escola e a necessidade de se comunicar com o ambiente ao redor vão deixá-la mais familiarizada com o idioma local. Mas o aprendizado de outras línguas, principalmente as faladas em casa, acontecerá de forma natural”, afirma alerta Nina Roig, professora da Aliança Francesa com formação em Ciências da Linguagem na França.

Posteriormente, caberá as pais incentivarem o estudo nestas outras línguas, a fim de ser aprofundado o conhecimento gramatical. Ou a própria criança, depois de adulta, poderá aprimorar os idiomas aprendidos na infância, estudando-os de modo formal, inclusive frequentando cursos ou aulas particulares - presenciais ou virtuais.

Já as crianças que têm a sorte de estudarem em escolas bilíngues, a assimilação do conteúdo será mais rápido. Lembrando, porém, que a língua aprendida na escola, não sendo a corrente do país em que se vive, tende a ter uma apreensão mais fraca. Porque a prática vai se restringir ao ambiente escolar.

Copyright foto: iStock.

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Existe idade certa para aprender uma outra língua?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo