1
Obrigado

Saiba como servir uma ceia de Natal saudável para as crianças

Nutricionista indica como evitar os excessos de comida dos pequenos durante as festas de fim de ano

É possível oferecer uma alimentação saudável às crianças na ceia de Natal.


Natal é tempo de confraternização em família, troca de presentes e, claro, de mesa farta, variada e, muitas vezes, muito calórica. E diante das tentações, os pais costumam se preocupar com a grande quantidade de comida ingeria pelas crianças durante as festas, que podem levá-las a problemas de indigestão. 
 
Para evitar excessos e manter a dieta das crianças balanceada durante as festas de fim de ano,  especialistas indicam algumas medidas simples. "A primeira dica é convidar as criança para ajudar a cozinhar as sobremesas e pratos  junto com os adultos", sugere Nathália Fonseca, nutricionista com especialização clínica e pediátrica.

O contato das crianças com a preparação da ceia natalina incentiva-os a provarem a refeição que eles ajudaram a fazer. Portanto, aproveite para incluir novos alimentos, como legumes e verduras, aos pratos tradicionais.

Adapte a ceia de Natal

Geralmente, o arroz da ceia tem em seu preparo ingredientes especiais para ficar mais bonito e gostoso. Na hora de escolher, opte pelo arroz integral, acompanhado de castanha, passas, damasco ou amêndoas, que não têm teor de gordura tão alto. Não ofereça às crianças carne de porco, como o pernil, que é extremamente gorduroso. Prefira o peru, peixes ou lombo de porco, que são mais saudáveis e magros.

Sirva as carnes acompanhadas de legumes no vapor ou refogados. Opte pela farofa de quinoa em flocos finos com ovos e sem bacon. Os molhos também podem ser substituídos: a maionese pode ser trocada pelo molho de queijo tipo cottage e iogurte zero. Para saladas de folhas e vegetais verdes, a pedida é o molho de limão, azeite, e ervas como manjerona ou alecrim.

Em relação aos pratos doces, é possível adaptar, com rabanadas assadas e feitas com leite condensado diet, leite desnatado ou de coco e açúcar orgânico. Prefira fazer bolos e doces em casa a comprá-los industrializados, que contêm gorduras trans e conservantes.

“E não se esqueça da mesa de frutas! Ela é uma ótima aliada no quesito sobremesa. Combine com as crianças que elas vão comer apenas uma colherada de cada doce servido”, orienta a nutricionista.

Dicas para um Natal saudável com as crianças

  • Não deixe a criança ficar mais de três horas sem comer, isso evitará os excessos durante a ceia;
  • Beber bastante água é importante. Quem está bem hidratado, sente menos fome;
  • Troque refrigerantes por sucos ou mate gelado;
  • Ao servir o prato do seu filho, comece pelos alimentos mais saudáveis.
  • Não os prive de comer seus pratos favoritos de final de ano, contanto que comam pequenas porções, acompanhadas de vegetais e frutas;
  • Não se esqueça das saladas! Apesar da fartura de alimentos, é essencial consumir folhagens, como rúcula, durante a ceia;
  • E o mais importante de tudo: dê o exemplo e siga também uma dieta mais saudável durante a ceia de Natal.
 
 Copyright iStock
Este documento, intitulado 'Saiba como servir uma ceia de Natal saudável para as crianças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.