1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Judô: arte marcial que faz bem às mulheres

A prática do judô é uma modalidade esportiva que, além de queimar calorias, ajuda na defesa pessoal e na definição do corpo feminino

Judô é uma modalidade esportiva que traz muitos benefícios a corpo e mente femininos.


Não são poucas as pessoas que consideram monótonas as práticas de treino em academias. Treino em casa, então, mais difícil ainda. Para quem não está disposto às rotinas das séries de musculação e aeróbica propostas pelos personal trainers, a solução pode estar na prática de artes marciais, como o judô, que traz muitos benefícios. 

“As mulheres têm condições de aumentar a massa muscular do corpo (a chamada massa magra), sem correrem o risco de ficarem muito musculosas. O judô ainda pode ajudar às mulheres em questão de segurança, relacionada à autodefesa”,  professor de judô francês Christophe Grossain.

Segundo Grossain, que é também é atleta, faixa coral e mestre do 6º dan – nível de cada um dos graus de maestria, que vai de 1 a 10 atribuídos a alguém dentro do sistema de faixas de judô – não há restrição de idade ou sexo para se praticar a modalidade.  

Mulheres no judô

Nas aulas de judô do mestre francês, em sua academia em Paris, não há muitas mulheres. A associação da arte marcial à violência é um dos fatores que ainda afastam a presença feminina da prática esportiva. 

Mas, assim como no tai chi chuan, o judô também é uma atividade que não faz somente bem ao corpo, mas à mente.

“As técnicas exigem muita concentração e controle mental. E os movimentos físicos são baseados em força e precisão. Estas características do esporte fazem com que as mulheres tenham excelente desempenho no judô”, afirma Grossain.

Inclusive a campanha de atletas brasileiras no esporte comprova a afirmação do campeão francês. Destaque para Rafaela Silva, a primeira mulher brasileira a conquistar o título mundial de judô, em 2013, e que hoje é uma das promessas femininas das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Benefícios do judô

Em artigo publicado no site da Federação Paulista de Judô, o judô desponta como um dos esportes mais recomendados às mulheres. A seguir, veja alguns benefícios que a modalidade pode trazer ao público feminino:

  • Serve para defesa pessoal;
  • Aumenta autoestima e autoconfiança;
  • Trabalha e define o corpo;
  • Aumenta a resistência muscular; 
  • Ajuda na socialização de pessoas tímidas;
  • Eleva a flexibilidade e tonicidade muscular;
  • Desenvolve a coordenação motora e os reflexos;
  • Queima calórica: uma hora de aula de judô pode queimar cerca de 300 calorias.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Judô: arte marcial que faz bem às mulheres', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo