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Tai chi chuan: conheça a prática e seus benefícios

Definida como arte marcial, o tai chi chuan é um modo de exercitar o corpo e alcançar o equilíbrio da mente

Tai chi chuan: arte marcial milenar que hoje é considerada uma terapia.


Fonte de regeneração psíquica e de renovação de energia vital, o tai chi chuan é uma técnica chinesa milenar de arte marcial que encontra adeptos no mundo todo. Praticado tanto em academias quanto ao ar livre, não existe restrição de idade e nem contraindicação rígida.

“Pessoas saudáveis, de qualquer idade, podem praticar o tai chi chuan. Na China, é popular tanto entre jovens como entre pessoas idosas, que o consideram uma atividade física revigorante e recompensadora, tanto do ponto de vista corporal quanto mental”, explica Marco Aurélio Rodrigues, instrutor certificado de tai chi chuan.

Tai chi chuan como terapia

Por definição, tai chi chuan significa ‘totalidade’. A arte baseia-se em movimentos lentos, circulares e de equilíbrio, semelhantes a passos de dança, só que feitos bem devagar. Pela complexidade de seus movimentos, a técnica exige muita concentração, paciência e perseverança.

Seus praticantes não consideram o tai chi chuan apenas como um mero exercício físco  mas sim uma eficaz terapia holística.

“A concentração necessária para realizar os movimentos de forma precisa e graciosa exige o controle da respiração. O ritmo respiratório se faz mais profundo, estimulando a circulação e desbloqueando o fluxo energéticon do corpo”, conta Rodrugues.

Os benefícios do tai chi chuan

De acordo com a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, os benefícios da prática são inúmeros. Dentre os quais, encontra-se o fortalecimento do sistema imunológico, dos ossos e dos músculos. A terapia também é conhecida por ativar o sistema circulatório, endócrino e colaborar na produção de endorfinas, o que acalma e evita a depressão em seus praticantes.

Como acalma a mente e controla a ansiedade, a prática pode também ajudar a acabar com a chamada 'fome psicológica', auxiliando nas dietas de emagrecimento. Como atividade física, a queima calórica varia de 100 a 300 calorias por hora. Para o corpo, a flexibilidade e alongamento muscular são os benefícios mais evidentes.

A modalidade, quando bem ensinada, abrange também um processo de desenvolvimento dos melhores potenciais de cada ser humano. “O tai chi incentiva a calma mental, o equilíbrio emocional e o bom relacionamento entre as pessoas”, afirma Rodrigues. Para praticar, é importante procurar um professor habilitado, recomenda o instrutor.

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