0
Obrigado

Saiba quais marcas de extrato e molho de tomate tiveram lotes proibidos pela Anvisa

Cinco fabricantes foram condenadas a recolher produtos em todo o país por apresentarem pelo de roedor na composição

"Sujeira" permitida: legislação determina um limite máximo de pelo de roedor em produtos derivados do tomate.


Atenção, consumidora! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em todo o país a comercialização e a distribuição de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Elefante, Predilecta, Amorita e Aro (da rede atacadista Makro) e um lote de molho de tomate da marca Pomarola

O motivo? Análises de laboratório detectaram pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente, indicando risco à saúde humana. Sim, você leu certo: existe uma quantidade de “sujeira” em alimentos e bebidas que é aceitável pela legislação brasileira.

Apesar de muita gente não saber, desde 2014, a Anvisa estabelece requisitos mínimos de higiene para cada tipo de alimento vendido no país. No caso de itens derivados do tomate, é permitido um fragmento de pelo de roedor por 100g de produto. A partir desta quantidade, os lotes são vetados e as empresas, punidas.

E foi o que aconteceu com as cinco marcas em questão. Por conta da contaminação, as fabricantes foram obrigadas a recolher os estoques dos produtos existentes em pontos de venda de todo o território nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28), junto com a relação detalhada de cada lote que deve sair de circulação. Para evitar o consumo desses produtos, veja abaixo os lotes proibidos:

Extrato de tomate Amorita (fabricante Stella D'Oro) - lote L 076 M2P, válido até 01/04/2017

  • Extrato de tomate Predilecta (fabricante Predilecta Alimentos) - lote 213 23IE, válido até 03/2017
  • Extrato de tomate Aro, da rede atacadista Makro (fabricante Predilecta Alimentos) - lote 002 M2P, válido até 05/2017
  • Extrato de tomate Elefante (fabricante Cargill Agrícola) - lote 032502, válido até 18/08/2017
  • Molho de tomate tradicional Pomarola (fabricante Cargill Agrícola) - lote 030903, válido até 31/08/2017

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Saiba quais marcas de extrato e molho de tomate tiveram lotes proibidos pela Anvisa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.