4 xícaras de farinha de trigo tipo I (sem fermento)
200g de catupiry (para rechear a borda)
Recheio
500g de carne moída
1 cebola picada
4 tomates sem sementes picados
2 colheres de sopa de suco de limão
Sal a gosto
Pimentadoreino a gosto
Modo de preparo
MASSA: Em uma tigela, adicione o fermento e o açúcar e dissolva o fermento.
Coloque o sal e o leite morno; misture bem. Adicione o óleo e a farinha e amasse até obter uma massa lisa, que solte das mãos. Forme uma bola e devolva a massa à tigela, cubra com um pano limpo e seco e deixe a massa descansar por pelo menos 1 hora.
RECHEIO: Misture todos os ingredientes do recheio. Não é preciso refogar, o recheio cozinhará no forno junto com a massa.
MONTAGEM: Faça bolinhas de massa do mesmo tamanho, achate a massa até formar um círculo, pressione o centro com os dedos, deixando as bordas levemente mais grossas. Usando um bico de confeitar, coloque o catupiry, fazendo um círculo um pouco menor que a circunferência da massa. Dobre a massa por cima do catupiry apertando bem a borda para não vazar.
Preencha o meio com o recheio até encostar na borda. Leve-a para assar em fogo alto até a massa começar a dourar as bordas.
DICA: Você pode rechear a esfirra como preferir, é só usar a imaginação: frango com catupiry, calabresa, queijo, etc. É possível também congelar as esfirras. Assim que terminar de assar, coloque uma esfirra do lado da outra, em cima de um prato, e cubra com filme plástico. Leve ao refrigerador e retire-as apenas quando já estiverem congeladas. Depois, você pode organizá-las em plásticos próprios para congelamento antes de voltá-las ao o freezer.
Este documento, intitulado 'Esfirra aberta com borda recheada', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.