Aprenda a fazer a manteiga ghee e descubra seus benefícios

Além de não conter lactose, a manteiga ghee contém menos impurezas que a manteiga tradicional.

Manteiga ghee: mais saudável e nutritiva.


Derivada da gordura do leite, a manteiga é um alimento que deve ser evitado, principalmente por possuir altos níveis de gordura saturada e de calorias. A boa notícia para quem não vive sem ela é que existe uma nova versão mais saudável que pode ainda trazer benefícios para o organismo: trata-se da manteiga ghee.

Mais conhecida como manteiga clarificada, a manteiga ghee não possui lactose - um tipo de açúcar do leite que muitas pessoas têm dificuldade em digerir - e contém menos impurezas (toxinas) que a versão tradicional.

Segundo Carol Borghesi, nutricionista funcional e autora do e-book 10 dicas para transformar sua alimentação, após a retirada das toxinas, o que sobra na manteiga ghee é a gordura de uma forma mais limpa, leve e saudável. “Ela continua com a gordura saturada presente, porém de uma forma mais nutritiva e de fácil digestão”, explica a nutricionista.

Benefícios

Ainda segundo Carol, substituir a manteiga tradicional pela manteiga ghee é uma excelente troca, pois, se for consumida com moderação, pode trazer benefícios para a saúde. “Ela é rica em ácido butírico, um nutriente muito importante para a saúde intestinal. Também é fonte de vitamina D, vitamina A, vitamina K."

Além disso, ela pode ser usada em receitas para substituir a manteiga tradicional, a margarina e até o óleo de cozinha. “É uma ótima opção para cozinhar, pois seu ponto de fumaça é mais elevado, portanto suporta altas temperaturas sem ter oxidação”, ensina Carol.

Faça você mesma

Embora a manteiga ghee possa ser encontrada em casas de produtos naturais, ela também pode ser facilmente feita em casa. Confira abaixo a receita sugerida pela nutricionista Carol Borghesi:

Manteiga ghee

Ingredientes
1 tablete de manteiga sem sal 

Modo de preparo
  1. Em uma panela pequena e em fogo bem baixo (para não queimar), derreta o tablete da manteiga sem mexer, deixando a manteiga derreter sozinha.
  2. Depois que ela derreter por completo e subir uma espuma, desligue a panela. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos para a espuma se solidificar.
  3. Depois desse tempo, com a ajuda de uma colher, retire delicadamente a espuma que esta na superfície e jogue-a fora. 
  4. Com muito cuidado, passe o liquido (manteiga derretida agora sem a espuma) por uma peneira tomando cuidado para que os cristais que se formaram no fundo não se misturem ao líquido. Conserve o preparo num recipiente de vidro ou porcelana.
  5. Leve a geladeira para endurecer e armazenar.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Aprenda a fazer a manteiga ghee e descubra seus benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.