0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Mantenha os lábios bonitos e saudáveis no verão

Conheça as dicas de especialistas para manter lábios bonitos e saudáveis durante a estação mais quente do ano

Produtos e cuidados para manter lábios bonitos e saudáveis no verão.


Na estação do ano mais esperada pelos brasileiros, hidratar a pele do corpo e rosto não deve ser a única preocupação. Para evitar queimaduras, desidratação e descamação da pele ao redor da boca e manter os lábios bonitos no verão, especialistas recomendam ter sempre à mão produtos como os sticks, bastões hidratantes em formato de batom, disponíveis no mercado de cosméticos 

As marcas dos bastões de hidratação labial são diversas. Para não ficar em dúvida, a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Aline Vieira recomenda ler a composição dos hidratantes labiais.

"O produto deve conter: ceramidas, óleos vegetais, manteiga de cacau, manteiga de karité, vitaminas D e E, e ou dexpantenol", diz a médica que acrescenta ainda que o ideal é que os protetores labiais tenham ainda filtro contra os raios ultravioletas (UV).

Entre os produtos para lábios recomendados por Aline Vieira, estão:

  • o Bepantol Lábios (Bayer); 
  • o Ceralip (LA Roche Posay);
  • o Skinsec Labial (Darrow);
  • e o Coldcream Stick Labial (Avène).

A hidratação dos lábios no verão

Além dos produtos da indústria de beleza, alguns métodos naturais também são recomendados por dermatologistas. A manteiga de cacau e o óleo de amêndoas são excelentes hidratantes labiais.

"Hidratar os lábios com óleos é bom. O grande problema é que eles são removidos facilmente no dia a dia e também não protegem contra os raio ultravioletas", orienta a doutora Aline Vieira.

O ideal é reaplicar os produtos naturais várias vezes ao dia ou aplicar à noite, antes de dormir. E lembrar de usar produtos mais específicos para os lábios, que promovem maior durabilidade, penetração do hidratante e proteção contra os raios solares.

Batom na praia não protege os lábios

O uso de batom na praia, hábito comum entre as mulheres vaidosas, não é recomendado por especialistas. "Os batons só bloqueiam parcialmente a penetração da radiação solar. É como se fosse um revestimento físico, uma película que tampa os lábios, mas não filtra os raios ultra-violetas", explica a dermatologista Aline Vieira. 

O ideal, portanto, é aplicar um filtro solar específico para a região. Quando não são protegidos contra a radiação, os lábios podem desenvolver lesões cancerosas.

Tratamentos estéticos longe do sol

Outro aspecto importante sobre os cuidados com os lábios no verão é para quem faz algum tipo de tratamento estético. Tratamentos à base de ácidos e botox não devem ser conciliados com exposição solar.

"Pessoas que estão sob esses tratamentos não podem pegar sol. Seja pelos riscos de reação causados pela exposição solar, mas também pelo envelhecimento e o risco de câncer de mucosa oral", alerta a dermatologista.

Cuidados com os lábios já danificados

Uma vez que os lábios já estão descamados ou queimados, é preciso redobrar os cuidados."Uma vez já danificados devemos evitar manipular para não arrancar as "pelinhas" e assim dificultar a cicatrização", recomenda a dermatologista.

Usar manteiga de cacau ou outro stick de hidratação e proteção labial durante o dia é o recomendado. À noite, a recomendação é uma camada bem espessa da pomada Hipoglós.  Segundo a médica Aline Vieira, a pomada Hipoglós é um excelente cicatrizante.

Dependendo dos danos nos lábios, se faz necessário pomadas à base de corticoides e antibióticos. Mas para esse caso é preciso consultar um dermatologista e usar os medicamentos somente com prescrição médica.

Copyright foto: iStock 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Mantenha os lábios bonitos e saudáveis no verão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo