Tradicional francesa, esta torta é muito diferente de todas as outras.
Ingredientes
6 porções
2 kg de maçãs
250 g de açúcar
125 g de manteiga sem sal
50 g de manteiga com sal
Canela a gosto
1 porção de massa folhada pronta
Modo de preparo
Unte uma forma redonda com a manteiga com sal. Em seguida, revista o fundo com açúcar, deixando uma camada de aproximadamente 3 mm. Polvilhe uma pitada de canela por cima do açúcar. Reserve.
Descasque as maçãs e corte-as em oito partes.
Em uma frigideira, derreta uma colher de sopa cheia de manteiga sem sal com aproximadamente meio copo de açúcar. Adicione uma pitada de canela e misture bem até que vire uma calda bem homogênea.
Adicione os pedaços de maçã e deixe dourar até que as maçãs amoleçam ligeiramente. Reserve o caldo do cozimento. DICA: Dê preferência às maçãs verdes pela acidez que vai bem com a doçura do açúcar.
Acomode harmoniosamente os pedaços de maçã no fundo da forma, pressionando ligeiramente uns contra os outros. O resultado final será mais bonito e sua torta correrá menos risco de murchar.
Cubra a primeira camada de maçãs com um pouco de açúcar, alguns pedacinhos de manteiga e uma pitada de canela. Recomece a operação até que acabem as maçãs. Por fim, sobre a última camada, adicione aproximadamente 3 colheres de sopa do caldo do cozimento das maçãs.
Leve a forma com as maçãs ao forno à 210°C por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por aproximadamente 30 minutos.
Abra a massa folhada com um rolo e coloque-a sobre o recheio de maçãs. Cubra bem as bordas da forma e aperta a massa para baixo com as pontas dos dedos. Leva a forma novamente ao forno por aproximadamente 40 minuto para assar a massa. DICA: Cubra a forma com papel alumínio para garantir que a massa asse uniformemente.
Desenforme a torta colocando a parte da massa para baixo. Sirva quente ou frio.
Este documento, intitulado 'Tarte tatin', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.