0
Obrigado

Lembrancinhas de casamento: veja como escolher a opção ideal

Os noivos devem caprichar na seleção destes itens que tornam a celebração ainda mais marcante para os convidados

Em alta itens que combinam com a decoração, comestíveis e que possam ser usados depois.


Muito mais que tradição ou moda, as lembrancinhas de casamento traduzem o estilo pessoal dos noivos e mostram aos convidados que eles não foram esquecidos durante o planejamento das bodas. Afinal, muito mais que um detalhe da celebração, este mimo revela a gratidão do casal àquelas pessoas que estiveram presentes no marco da sua vida a dois.  

Escolher uma lembrancinha de casamento que fique na memória dos convidados não significa gastar grandes quantias em itens supérfluos, que não terão a menor utilidade após o enlace. Muito pelo contrário: assim como os presentes para padrinhos, esta recordação deve ser criativa para valorizar ainda mais o grande dia. 

“Fuja do óbvio, quando o quesito for a escolha das lembrancinhas. A moda agora é o kit unissex e lembranças que sejam úteis aos convidados após a cerimônia”, comenta Isabella Ciampaglia, especialista em casamentos. 

Tendências em lembrancinhas

Assim como diversos itens que compõem o casamento, estes mimos foram repaginados com o passar dos anos. Se antes, caixinhas com sachês ou porta-retratos eram muito usados como lembrancinhas, hoje, os noivos preferem agradar com presentes mais personalizados e que sejam usados depois pelos convidados.

Cadeados com o nome dos noivos e data do casamento podem ser usados também depois do enlace.


Chinelos com caricaturas divertidas do casal e até cadeados personalizados para malas de viagem estão em alta, assim como kits com copos e até abridor de vinhos. “A maioria dos casais aposta nas lembrancinhas baratas, como os próprios bem-casados. Na hora de escolher, pense sempre em alguma utilidade e em objetos que possam ser reutilizados, como taças ou canecas”, diz a cerimonialista Janaína Andrade. 

Para não se perder no planejamento

A cerimonialista afirma que o tempo é fundamental para escolher, encomendar e ainda pesquisar melhor os fornecedores a fim de conseguir melhores preços nas lembrancinhas. Com um pouco de antecedência, é possível ainda negociar valores e adquirir itens personalizados com bons descontos para o casamento. 

Embalagens divertidas e criativas para lembrancinhas de casamento.


“Dependendo o perfil dos noivos, se eles forem mais despreocupados, o tempo mínimo para encomendar as lembrancinhas é de duas semanas até a festa. Caso contrário, o tempo apropriado seria de seis meses”, esclarece Janaína Andrade. 

Antes de escolher a lembrancinha de casamento, os noivos precisam considerar se os valores cabem no orçamento e quanto é possível gastar com estes itens. Outra dica é nunca fazer o dobro de mimos para os convidados: o casal deve deixar uma pequena margem de sobra. Por exemplo: em uma festa com 150 convidados, o ideal é encomendar 170 lembrancinhas. 

Muito além do bem-casado

Pães de mel, compotas, macarons...os doces estão em alta como opções de lembrancinhas de casamento, já que conseguem traduzir em sabor todas as sensações e emoções presentes na festa. Diferente de um enfeite ou item de decoração para casa, este é o tipo de mimo que  agrada todos os presentes no grande dia - homens, mulheres, crianças e idosos. 

“As pessoas finalmente perceberam que os convidados não vão guardar tranqueirinhas como caixinhas e enfeites de biscuit, por mais bonitinhos que sejam. A lembrancinha de casamento comestível é algo que irá alegrar o convidado, irá prorrogar a festa para ele, que vai se sentir no casamento novamente toda vez que comer o mesmo doce”, acredita a confeiteira Luciana Bonometti, da doceria Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze. 

Biscoitos sem farinha de trigo e lactose para convidados com restrições alimentares.


Lu explica que, como existem cada vez mais pessoas que evitam glúten e leite, os doces sem estes ingredientes estão entre os mais procurados. E mesmo com doces como as lembrancinhas, muitos casais não abrem mão do bem-casado na festa.

“Eles mantém este doce por uma questão de gosto ou tradição, mas optam por colocar também outra lembrancinha comestível, assim podem surpreender seus convidados”, esclarece. Desta forma, o bem-casado é colocado como lugar de destaque na mesa de doces, para os convidados degustarem durante a festa.

Copyright foto: iStock/ Divulgação Lu Bonometti
Este documento, intitulado 'Lembrancinhas de casamento: veja como escolher a opção ideal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.