Uma receita saborosa e que vai surpreender a todos, enviada pelo chef Geraldo Mattos Vieira!
Ingredientes
6 pessoas porções
2 colheres bem cheias de sopa de azeite
1 colher generosa de manteiga (ainda dura)
1 cebola grande ralada
Sal a gosto
Alho picadinho
3 xícaras bem cheias de chá de arroz para risoto (o mais conhecido é o Arbório)
100 ml de vinho branco seco
500 gramas de bacalhau em lascas (passe o bacalhau por 3 águas durante o dia – água filtrada e gelada)
Queijo parmesão ralado
1/2 de caldo de legumes ou caldo de peixe (3 cubinhos)
Azeitona preta picadinha
4 tomates picadinhos em cubos
Modo de preparo
Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite, adicione a cebola, o alho e refogue. Em seguida, aumente o fogo e adicione o arroz, começando a fritá-lo sem deixar dourar (tenha atenção total neste momento para não queimar, mexendo-o constantemente). Após 2 ou 3 minutos, diminua novamente o fogo para médio e adicione o vinho branco, sem parar de mexer. Misture todos os ingredientes da panela para que o álcool da bebida possa evaporar.
Agora, acrescente a primeira concha de caldo quente e continue mexendo, cuidando bem para que não grude arroz no fundo da panela. Acrescente mais caldo conforme ele for evaporando, tomando cuidado para que ele não fique caudaloso ou empapado demais. Esta etapa deve demorar uns 15 minutos e você precisa ir experimentando o arroz para saber se está no ponto. Em seguida, reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando, para que fique al dente, levemente úmido, mas sem caldo. Este é o momento de acrescentar as lascas de bacalhau, a azeitona e o tomate, antes de terminar de acrescentar o caldo (observe se vai precisar realmente do restante previsto na receita).
Para finalizar, já com o arroz pronto, diminua mais o fogo e adicione a manteiga no centro da panela. Vá misturando delicadamente e sem encostar a colher na manteiga, para que ela vá derretendo lentamente e ajude a dar brilho ao seu risoto. Em seguida, é só desligar o fogo e acrescentar o queijo parmesão, experimentando para conferir se será preciso acrescentar sal. Aí é só passar para uma travessa bonita e servir imediatamente.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Risoto de bacalhau', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.