Preparar geleia é um ritual. É a mágica de fazer com que uma fruta de estação se conserve por quase que o ano todo. É segredo de vó, é receita secreta.
Ingredientes
- porções
4 caixinhas de morangos lavados e sem cabinhos (prefira os menores e mais vermelhos)
400 g de açúcar refinado (podese colocar menos, conforme seu gosto)
Suco de ½ limão
1 pitada de cardamomo em pó (opcional)
3 ramos bem lavados de hortelã fresca, com caule e tudo
2 colheres de sopa de vodca
Modo de preparo
Reserve um pires limpo no freezer. Em uma panela grande, coloque os morangos inteiros (aqueles maiores corte na metade), os ramos de hortelã, o suco de limão, o cardamomo e o açúcar. Misture e leve ao fogo alto.
Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando e retirando a espuma que se forma na superfície. Depois de mais ou menos meia hora, a espuma para de se formar. Então adicione a vodca e faça o teste do pires gelado: pingue uma gota de geleia sobre ele e e tombe o pires: a gota não deve escorrer.
Vá mexendo e testando até que alcance o ponto. Apague o fogo. Você pode deixar os ramos de hortelã na geleia, ou retirar os caules e deixar só as folhas.
Distribua a geleia quente em vidros esterilizados, tampe e vire-os de ponta cabeça. Deixe assim até esfriar totalmente.
Copyright foto: Ricardo Spósito
Veja também
Este documento, intitulado 'Geleia de morango com hortelã', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.