Essa geleia é extremamente saborosa. Já tinha feito geleia de uvas, mas não chegava nem perto dessa. O motivo disso é o tipo de uva: a uva Concord é considerada ideal para a produção de suco. Logo, dá uma geleia super saborosa. Quanto à cor forte, o segredo é bater a uva toda - casca, polpa e sementes - no liquidificador. Para essa geleia adaptei uma receita do site Eating out Loud
Ingredientes
- porções
6 xícaras de uvas concord (se for usar de outra variedade, escolha uma daquelas pequenas e escuras)
¾ de xícara de água
3 xícaras de açúcar
1 colher de chá de cremor de tártaro
Suco de um limão.
Modo de preparo
Reserve um pires no freezer. Bata, aos poucos, as uvas (inteiras e lavadas) no liquidificador. Passe o puré para uma panela, adicione a água e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, tampe a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.
Use um tecido limpo e fino ou uma peneira bem fininha (quanto mais fina, mais transparente sua geleia vai ficar) para coar a mistura ainda quente. Deixe coar totalmente e descarte os resíduos.
Coloque o suco coado em uma panela (cerca de 2 ou 3 xícaras), adicione o suco de limão e o cremor de tártaro e leve ao fogo. Quando ferver, adicione aos poucos o açúcar e mantenha no fogo, retirando a espuma que se forma na superfície.
Teste o ponto: pingue um tantinho da geleia sobre o pires gelado e passe o dedo através dela: deverá formar um "caminho" que não se desfaz.
Distribua a geleia ainda quente em vidros, tampe e vire de boca pra baixo, deixando nessa posição até esfriar completamente.
Copyright foto: Ricardo Spósito
Veja também
Este documento, intitulado 'Geleia de uva', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.