Modo de preparo
Antes de começar, tempere os camarões com sal e pimenta e deixe descansar por 15 minutos.
Lave bem a moranga e corte uma tampa redonda na altura do cabinho. Retire todas as sementes e as fibras sem raspar o legume por dentro.
Leve-a ao forno (200°C) enrolada em papel alumínio por 45 minutos (ou no microondas por 25 minutos embrulhada em filme plástico). Atenção: cozinhe a abóbora já na travessa em que será servida, pois seu manuseio é difícil depois de cozida.
Enquanto a abóbora assa, leve uma panela ao fogo alto, aqueça-a e depois acrescente metade do azeite e do do alho picado, adicionando na sequência os camarões temperados. Salteie rapidamente (3 minutos bastam) e reserve-os retirando da panela.
Volte com a mesma panela ao fogo, agora médio, e adicione o restante do azeite, do alho e mais as cebolas, a pimenta dedo de moça e os tomates. Mexa tudo e deixe cozinhar até os tomates começarem a amolecer.
Volte à moranga que já deve estar macia e cozida e retire uma fina camada de polpa dela, tomando o cuidado de não estragar ou furar a casca.
A polpa retirada deve ser amassada com um garfo e misturada com o molho na panela.
No molho, despeje o creme de leite e deixe engrossar até formar um creme grosso. Mexa periodicamente e experimente o tempero. Corrija sal e pimenta se necessário.
Quando o molho engrossar, acrescente os camarões, deixe cozinhar por mais 3 minutos e coloque então um pouco da cebolinha e do coentro (reserve um pouco para a finalização). Desligue o fogo e reserve na mesma panela.
Por dentro da moranga, espalhe o requeijão em volta da casca e no fundo.
Despeje então o creme do camarão dentro da moranga e espalhe o restante do coentro e cebolinha por cima.
Sirva com arroz branco.
Copyright foto: iStock