3
Obrigado

O que é melhor antes do treino: aquecimento ou alongamento?

Na dúvida sobre fazer aquecimento ou alongamento? Confira a opção sugerida por um preparador físico e as dicas para praticar em casa
 
Saiba o que melhor antes do treino: aquecer ou alongar?
 
Antes de praticar qualquer atividade física, é comum se fazer uma série de aquecimento ou alongamento. Mas qual será o procedimento mais indicado? Segundo Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva, engana-se quem pensa ser o alongamento a forma mais adequada de se preparar para o treino.  “Já está cientificamente comprovado que o aquecimento é a melhor opção”, afirma o especialista. 
 
O preparador explica a diferença entre cada uma das práticas: o aquecimento é uma espécie de “preparativo” para as atividades físicas, pois lubrifica as articulações e aumenta a irrigação sanguínea. Sua função é preparar o corpo para o início do exercício, diminuindo, assim, a probabilidade de lesões.
 
Já os exercícios de alongamento são direcionados para aumentar a amplitude articular e a musculatura no sentido longitudinal. “O alongamento é algo específico para um determinado dia, ou seja, deve ser praticado apenas em aulas de alongamento como pilates, ioga, etc.”
 
Outra informação que poucas pessoas sabem, ensina Felipe, é que, ao final da prática esportiva, não é necessário realizar aquecimento ou alongamento. “O alongamento ou aquecimento final, comum nas academias, é mais um relaxamento e retomada da calma do que algo para aumentar ganhos fisiológicos”, explica.

Sugestões de aquecimento

Agora que já não há duvidas entre escolher aquecimento ou alongamento, confira abaixo algumas sugestões do professor Felipe para se aquecer antes do treino:
 
1- Circular para ombro:
De forma controlada e consciente, realize movimentos circulares na articulação dos ombros, alternando os sentidos e a velocidade.
 
2- Dinâmico de perna:
Realize com as pernas movimentos ântero-posteriores (em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal, que nada mais é do que movimentar a perna reta para a lateral do corpo). A articulação trabalhada neste aquecimento é a do do quadril, alternando os sentidos, a velocidade e as pernas.
 
3 - Rotação de tronco:
Realize movimentos de rotação do tronco, sem movimentar pernas e quadril. Alterne para direita e esquerda. Tome cuidado apenas com a velocidade e a força que serão aplicadas sobre a rotação.
 
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'O que é melhor antes do treino: aquecimento ou alongamento?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.