Modo de preparo
Preaqueça o forno a 150°C (mantenha a porta do forno com uma frestinha aberta, caso o seu não chegue a essa temperatura).
Distribua os morangos em uma forma, numa única camada, e adicione a glucose. Misture para cobrir os morangos, espalhe-os bem e leve ao forno por uma hora e meia.
Transfira os morangos assados juntamente com o caldo para uma tigela e amasse bem com um garfo. Deixe esfriar completamente.
Aumente o fogo para 170°C. Misture os biscoitos triturados com a manteiga até conseguir uma farofinha úmida. Pressione a farofinha sobre o fundo de uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro, apertando com as costas de uma colher para ficar bem compactado.
Leve ao forno por cerca de 10 minutos, até começar a dourar a superfície. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Coloque uma chaleira de água para ferver, para usar no banho-maria. Cubra o fundo e laterais da forma com 2 folhas de papel alumínio, protegendo bastante para que durante o banho-maria a água não penetre no cheesecake. Reserve.
Na tigela da batedeira coloque o cream chesse e bata em velocidade médio-baixa, usando o garfo tipo 'raquete', até ficar cremoso (por uns 2 minutos). Adicione o açúcar aos poucos e o sal, sem parar de bater e lembrando de raspar as laterais da tigela. Junte os ovos, um a um, batendo bem após cada adição (conte 23 segundos de tempo de batedeira após cada ovo). Raspe bem as laterais da tigela e adicione as sementes da fava de baunilha e o mascarpone, batendo por uns 3 minutos até conseguir um creme homogêneo.
Reserve 2 xícaras desse creme e no restante incorpore os morangos amassados. Cubra a base de biscoitos já fria com o creme de morangos. Espalhe colheradas do creme de baunilha por cima e, com cuidado, espalhe bem.
Coloque a forma dentro de uma assadeira funda. Coloque a assadeira na gradinha do forno e então a preencha com a água fervente, até um pouquinho acima da metade da altura da forma. Feche o forno e deixe assar por cerca de 1 hora e 10 minutos, até que as laterais estejam firmes e o centro um pouco mole (teste dando uma leve balançada na forma - o centro deve dar uma tremidinha).
Deixe a porta do forno aberta até o cheesecake esfriar completamente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por umas 4 horas, ou de um dia para o outro. No momento de servir, passe uma faquinha com cuidado para desgrudar o cheesecake da forma e passe para um prato de servir. Cubra com o creme batido se quiser, e sirva.
Copyright foto: Ricardo Spósito