9
Obrigado

Os benefícios para corpo e mente das danças de festa junina

A tradição de dançar quadrilha ou forró no Dia de São João é uma excelente oportunidade para mexer o corpo de forma lúdica e prazerosa

Danças de festa junina: vista-se de caipira e queime até 600 calorias!


Roupas características, música animada, comidas típicas de dar água na boca e muitas brincadeiras. Esses são apenas alguns dos costumes que definem o ambiente das Festas Juninas. Evento tradicional do mês de junho, a comemoração está entre as mais populares festas brasileiras, perdendo apenas para o Carnaval. Mas é a dança de quadrilha um dos pontos altos das festas que não só divertem, como ajudam a queimar calorias e levantar o astral.

Embora a tradição de se dançar tenha se perdido um pouco, especialmente nos grandes centros urbanos do país, as conhecidas quadrilhas ainda fazem a alegria do corpo e da mente de muita gente Brasil a fora.  É o caso da professora carioca Adriana Quijada.  

“Danço quadrilha desde os meus 4 anos, ou seja, há 41 anos! Hoje percebo percebo que me ajuda muito quanto ao condicionamento físico. Existe mesmo a perda de peso. Eu emagreço  4 a 5 quilos por temporada”, conta a professora.

Adriana dança na Quadrilha do Sampaio, do Rio de Janeiro, com 59 anos de existência e uma das mais antigas do Brasil. O grupo do Sampaio é tão tradicional que hoje já não participa de disputas, apenas de apresentação, sendo hors concours do campeonato de quadrilhas juninas da cidade do Rio de Janeiro. 

Uma hora de dança de quadrilha ou forró podem queimar de 250 até 600 calorias, dependendo da intensidade. Mas além dos benefícios físicos, dançar em festas juninas ajuda a vencer a  timidez, a se socializar e relaxa a mente. 

Muitos estudos têm mostrado a relação entre dança e saúde, mas o melhor que a dança pode oferecer é a leveza de praticar uma atividade física apenas pelo prazer.

"Todas as danças trazem benefícios. O principal deles é o fato de mexer o corpo sem se sentir obrigado. Recomendo a todos meus alunos e pacientes:’quando forem a uma festa, por favor, dancem!'" orienta o especialista em educação física e fisioterapeuta Enrico Seixas. 

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Os benefícios para corpo e mente das danças de festa junina', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.