0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Pele de amendoim previne diabetes e obesidade, diz estudo

Alimento reduz a absorção de açúcares e gorduras dos carboidratos, além de prevenir doenças como câncer e diminuir as taxas de colesterol ruim

Estudo mostra os benefícios da pele do amendoim na prevenção de doenças.

 

Não é de hoje que os carboidratos são se tornaram vilões do emagrecimento. Mas seus malefícios não contribuem apenas para o ganho de peso: eles podem ser responsáveis por desencadear doenças como diabetes e obesidade. Quer saber como prevenir? Aposte na pele do  amendoim.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, a pele do amendoim pode ser ser útil na prevenção destas doenças, pois ela reduz a absorção de açúcares e gorduras dos carboidratos ingeridos.

Segundo Adriano Costa de Camargo, autor do estudo, compostos bioativos encontrados na pele do amendoim também agem como antioxidantes. “Eles neutralizam a ação de radicais livres a partir da sua função antioxidante. Os radicais livres causam danos no DNA, que podem levar a modificações genéticas e progredir para um câncer, por exemplo”, explica. 

Os radicais livres também contribuem para o aumento do LDL (colesterol ruim), o que desencadeia processos inflamatórios e a formação de placas nas artérias, impedindo o fluxo sanguíneo até o coração. Como resultado, explica o especialista, a pessoa pode sofrer até um infarto.

Outra ação comprovada em laboratório foi a atividade antimicrobiana da pele do amendoim. “Testamos os compostos extraídos do amendoim e da sua pele em nove bactérias e houve inibição do crescimento bacteriano em todas elas”, diz o cientista de alimentos. 

Camargo acredita que a pele de amendoim poderá ser utilizada de forma “isolada” e estar disponível à população em um futuro próximo. Esse produto entraria na categoria dos nutracêuticos, que são conhecidos como alimentos em cápsulas.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Pele de amendoim previne diabetes e obesidade, diz estudo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo