Dicas para viver melhor: da sabedoria popular aos grandes pensadores

Saiba alguns conselhos para viver melhor propagados em livros, religiões ou filosofia

Livros com dicas para viver melhor podem funcionar como um 'mapa' para encontrar a felicidade.


É quase irresistível: o pequeno manual intitulado Minutos de Sabedoria foi criado para se abrir em uma página aleatória e, a partir do pequeno texto ali escrito, o dia ganha uma certa suavidade. Atualmente, na era da tecnologia, o livrinho de bolso ganhou até aplicativo para smartphones.
 
Desde as pinturas rupestres até os aparelhinhos de bolso mais contemporâneos servem com insparação para se alcançar uma vida mais prazerosa. Mas por que estamos sempre em buscas de dicas para viver melhor vindo de fora? À luz da psicanálise, é como se a mente funcionasse como um mapa
 
“Em geral as pessoas identificam imediatamente em uma citação, seja ela criação um nobre pensador ou um simples provérbio popular, a sensação de bem-estar que aquelas palavras causam. Todos buscamos a felicidade. Nem sempre sabemos bem o que significa ou como chegar. E as dicas para viver melhor oriundas da autoajuda acabam funcionando como o norte da bússola”, explica a psicoterapeuta Helena Monteiro.
 

Best-seller de dicas para viver melhor

Outro exemplo de livro que reúne conselhos e sábias palavras é O Caminho da SabedoriaSucesso na França e recém lançado no Brasil pela editora Alaúde, a obra foi escrita por Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo, e dois de seus amigos, o filósofo Alexandre Jollien e o psiquiatra Christophe André.
 
O best-seller explora diferentes pontos de vista sobre a existência humana. Em território francês, o livro vendeu 300 mil exemplares já nos primeiros 15 dias. As dicas de como viver melhor encontram reforço em algumas crenças propagadas por filosofias religiosas. "Da bíblia ao budismo,  passando pelas frases de caminhão, tudo vale como forma para ajudar a resgatar a autoestima e o prazer de viver ", diz a psicóloga.  
 
Nas fontes mais diversas nasceram ensinamentos que vão desde 'amar o outro como a si mesmo' até a conhecida 'lei do retorno'  - ou seja, que todas as nossas ações provocam reações. Na força dos pensamentos, das palavras e das ações residiria, então, o verdadeiro caminho para a felicidade. Desta forma, algumas dicas para viver melhor básicas são:
  • ser otimista;
  • desejar o bem ao próximo;
  • pensar em coisas boas para atrair sentimentos agradáveis;
  • quando estiver sofrendo, criar o hábito de pensar em algo que o deixe feliz;
  • evitar falar mal de situações e pessoas;
  • agir de forma justa.
 

Veja dicas para viver melhor extraídas do livro

Christophe André: “Devemos cultivar as emoções agradáveis. Precisamos ter o cuidado de alimentá-las além dos nossos automatismos e hábitos. Vários estudos mostram que experimentar duas vezes mais sensações agradáveis do que sensações desagradáveis representa um equilíbrio ótimo e realista (nem sempre podemos estar bem-humorados).”
 
Alexandre Jollien: “No meio do sofrimento, o que me ajuda é realizar ações. Não há nada pior do que o imobilismo. Hoje, tornou-se um reflexo: ‘O que posso fazer aqui e agora para me sentir um pouco melhor?’ E, sobretudo, nunca se fechar sobre si mesmo. Sem os outros, sem minha família estando bem, eu não daria passo algum adiante no caminho da aceitação.”
 
Matthieu Ricard: “Simplificar nossos pensamentos, evitando atravancar nossa mente com cogitações inúteis, vãs esperanças e medos irracionais, deixando de ruminar o passado e antecipar febrilmente o futuro.

"Simplificar nossas palavras, evitando fazer nossa boca um moinho de conversas inúteis que giram sem parar. As palavras que escapam dos nossos lábios às vezes têm consequências pesadas. Devemos parar de espalhar o apego e a animosidade. Falar com ternura e, se a firmeza for necessária, que seja marcada pela benevolência. 

"Simplificar nossos atos, evitando nos envolver em atividades intermináveis que devoram nosso tempo e trazem apenas satisfações menores. “
 
Copyright foto: iStock

Veja também
Este documento, intitulado 'Dicas para viver melhor: da sabedoria popular aos grandes pensadores', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.