1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Musicoterapia: conheça os benefícios para corpo e mente

Terapia promove o bem-estar, alivia dores e até mesmo ajuda a combater doenças

Terapia ajuda pacientes de todas as idades a alcançarem maior bem-estar e qualidade de vida.


Nos últimos anos foi possível observar um crescimento significativo no número de pessoas que buscam terapias alternativas para tratar de doenças do corpo e da mente. Muito disso se deve à chamada Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aprovada em 2006 e que permitiu o acesso da população a essas terapias no Sistema Único de Saúde (SUS). E a musicoterapia está entre elas.

De acordo com o terapeuta Eduardo da Silva Sobrinho, a musicoterapia é uma metodologia terapêutica que utiliza a música para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas, sociais e espirituais dos pacientes. “Não há restrição de idade ou limitações físicas que possam contraindicar a musicoterapia. Os resultados são sempre uma maior qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo”, explica.

Como funciona a musicoterapia?

A metodologia pode ser aplicada tanto individualmente quanto em grupos, dependendo de cada situação, sempre que houver uma indicação para tratamento e apoio biopsicossocial ou espiritual. É feita uma entrevista, pela qual é feita uma avaliação mais detalhada do bem-estar emocional dos pacientes e sua saúde física, bem como as questões referentes ao relacionamento social, habilidades de comunicação e cognitivas. 

Após este momento inicial é possível aplicar a musicoterapia de maneira mais assertiva. “A partir daí são utilizadas músicas e áudios terapêuticos específicos, sempre tomando como base as necessidades de cada paciente. Os terapeutas podem se valer de improvisação musical, canções escritas, discussões líricas, associação de música e imagens, além de técnicas de escuta e até mesmo aprendizagem através da música”, destaca Eduardo Silva Sobrinho.

Musicoterapia auxilia no tratamento de diversos males

Por ser ima metodologia alternativa, a musicoterapia é muito utilizada para tratar pacientes de todas as idades que apresentam problemas relacionados ao estresse, complicações emocionais ou deficiências de desenvolvimento e aprendizagem

“De forma geral, ela é também indicada para auxiliar no tratamento de pessoas com doenças como o Alzheimer e outras complicações relativas ao envelhecimento, assim como problemas cardiopulmonares, cânceres e doenças terminais”, afirma o especialista. O terapeuta lembra ainda que quadros de dependência química, lesões cerebrais e de limitações físicas - inclusa dor aguda e crônica – também podem ser tratados com a musicoterapia.

Em todos os casos, a terapia possibilita maior bem-estar para o paciente, ajudando a gerenciar o estresse, aliviar a dor e expressar melhor o que está sentindo. Tudo isso ao mesmo tempo em que promove a reabilitação física e traz melhorias significativas na qualidade de vida. É sempre importante lembrar que somente um musicoterapeuta legalmente formado está capacitado a aplicar esta terapia.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Musicoterapia: conheça os benefícios para corpo e mente', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo