10
Obrigado

Ele é tímido na cama, o que fazer?

Sexólogas dão dicas de como agir quando o homem apresenta um ritmo mais calmo do que a mulher na hora do sexo. Diálogo e desinibição são as regras
 

Deve-se falar o que gosta quando um homem é tímido na cama.


Nem mesmo todos os avanços em relação à igualdade de gêneros conseguiu acabar por completo com aquele velho estigma sobre as diferenças entre homens e mulheres em relação ao comportamento sexual. Às mulheres, caberia o papel de recatada e, aos homens, exige-se ainda uma virilidade escorrendo pelos poros. 

Na prática, porém, a libido e a performance na cama contemplam outros fatores muito além do gênero. Em função do contexto sócio-cultural, quando um homem demonstra ser tímido na cama, muitas mulheres ainda temem mostrar terem mais experiência ou que gostam de certas práticas sexuais menos convencionais na cama. 
 
Na opinião de especialistas, os homens tímidos e pouco experientes podem, sim, vencer suas dificuldades e encontrar o ritmo que agrade ao casal com a ajuda da mulher. Mas é preciso atenção para que a parceira não limite sua performance na cama por causa da insegurança do parceiro.
 

Mulher não deve se reprimir

Ajudar o homem a vencer a timidez na cama não significa se reprimir. Quando uma mulher finge ter uma libido mais baixa, para não exigir muito do homem, pode  comprometer sua própria sexualidade e a busca do autoconhecimento sexual.
 
“Caso o parceiro demande tal tática, é necessário pensar muito bem em estratégias para vencer isso, porque comprometer a sexualidade é um preço caro demais para pagar seja qual for o contexto”, afirma a psicóloga e sexpert Tatiana Presser.
 
A especialista ressalta que uma mulher confiante em si e que sabe o que quer no sexo, em geral é um afrodisíaco para o homem, não motivo de ameaça. “Caso contrário, talvez seja necessário uma reavaliação da situação”, diz  Tatiana.
 
Mas para haver esta reavaliação - sobre se é o fim do relacionamento ou se vale a pena tentar - a solução é desinibir o parceiro, mas sem assustá-lo. A busca do prazer deve ser encarada como um assunto mútuo e o diálogo pode ser a melhor solução.
 
“Converse um pouco com ele sobre suas fantasias sexuais, mostre algum livro que leu ou filme erótico que assistiu e gostou. Se ele é tímido, vai com calma e não precisa de cara mostrar tudo que faz e gosta. Deixe-o ir se soltando e você vai no ritmo dele”, sugere a sexóloga Priscila Junqueira.
 
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Ele é tímido na cama, o que fazer?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.