0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Leandra Leal

Nome completo: Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva

Data de nascimento: 08/09/1982

Cidade: Rio de Janeiro (capital)

País: Brasil

Signo astrológico: Virgem

Amigos: Mariana Ximenes, Bruno Mazzeo, Taís Araújo, Marcelo Médici, Camila Pitanga






Leandra Leal começou cedo a trabalhar como atriz e foi premiada aos 13 anos no Brasil e no exterior por sua atuação no filme A Ostra e o Vento. Com uma sólida carreira nos cinemas, a carioca também fez papéis de destaque na televisão, em produções como Confissões de Adolescente, Explode Coração, A Muralha, Cheias de Charme e Império.

Talento precoce

Neta do produtor cultural Américo Leal e filha única da atriz Ângela Leal, Leandra Leal nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de setembro de 1982. Aos dois meses de idade, apareceu nos palcos pela primeira vez, fazendo uma participação como bebê, no colo de sua mãe, que sempre a levava às peças em que trabalhava. Com uma carreira artística precoce, a carioca começou a atuar ainda na infância e fez uma pequena participação na novela Pantanal, da extinta TV Manchete, quando tinha apenas 8 anos.

Em 1994, a jovem atriz fez seu primeiro papel significante na televisão na pele da personagem Mariana, da célebre minissérie Confissões de Adolescente, exibida pela TV Cultura e pela Bandeirantes. Logo depois, foi contratada pela TV Globo e estreou na grade da emissora com a novela Explode Coração (1995), vivendo a cigana Yanka

Talentosa desde cedo, Leandra Leal virou destaque aos 13 anos, quando participou de seu primeiro filme, A Ostra e o Vento (1997), no qual contracenou com Lima Duarte e Fernando Torres. Por sua atuação, a jovem levou dois prêmios internacionais de melhor atriz e um de melhor atriz revelação, entregue pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Ainda em 1997, ela atuou na primeira fase de A Indomada e passou a emendar inúmeros trabalhos na telinha, entre novelas e minisséries de sucesso, como: A Muralha (2000), O Cravo e a Rosa (2000), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006), Ciranda de Pedra (2008), Decamerão - A Comédia do Sexo (2009), Passione (2010) e As Brasileiras (2012).

Sucesso concreto

Ainda na programação da TV Globo, Leandra Leal teve sucesso como uma das "empreguetes" da novela Cheias de Charme (2012), ao lado de Isabelle Drummond e Taís Araújo. Nos anos seguintes, ela ainda voltou a ganhar destaque por seus papéis em Saramandaia (2013) e Império (2014) - nesta, com o posto de protagonista

Além da televisão, a atriz, que já participou de sete espetáculos teatrais, contabiliza atuações em mais de 20 filmes nacionais. Sem contar que coleciona quase 30 prêmios em seu currículo, a maioria deles por trabalhos realizados no cinema. Leandra Leal também já dirigiu e produziu peças de teatro e fez sua estreia como cineasta em 2013, com o documentário Divinas Divas.

Discreta sobre sua vida pessoal, a atriz foi casada por sete anos com o cantor pernambucano José Paes de Lira, o Lirinha, da banda Cordel do Fogo Encantado. O casal se separou em 2010 e, no mesmo ano, a atriz assumiu um relacionamento com o empresário Alê Youssef. Desde 2011, os dois vivem em união estável

Copyright foto: AgNews