Camila Pitanga
Nome completo: Camila Manhães Sampaio
Data de nascimento: 14/06/1977
Cidade: Rio de Janeiro (capital)
País: Brasil
Signo astrológico: Gêmeos
Amigos: Letícia Spiller, Carol Castro, Leandra Leal, Marcos Palmeira
Filha do ator Antônio Pitanga, Camila Pitanga se tornou uma atriz de muito sucesso na televisão após fazer papéis memoráveis em novelas da TV Globo, como Mulheres Apaixonadas e Paraíso Tropical. Atuando também no cinema, a morena já foi casada por dez anos e tem uma única filha, Antonia.
Filha de peixe
Nascida em 14 de junho de 1977, no Rio de Janeiro, Camila Manhães Sampaio é filha da atriz Vera Manhães e do ator Antônio Pitanga, de quem veio a adotar o nome artístico Camila Pitanga. Irmã do também ator Rocco Pitanga, a morena teve sua primeira experiência diante das câmeras aos 6 anos de idade, como figurante do filme Quilombo (1984), de Cacá Diegues.
Aos 11 anos, Camila foi assistente de palco da apresentadora Angélica, no programa Clube da Criança, na extinta TV Manchete. Logo depois, começou a fazer aulas de teatro na escola Tablado e veio a conseguir seu primeiro papel na TV aos 16 anos, na minissérie Sex Appeal (1993). Elogiada em sua estreia, a atriz foi logo convidada a participar da novela Fera Ferida, também em 1993.
Dividindo-se entre o teatro e a televisão, Camila foi emendando participações em novelas, séries e minisséries de sucesso da TV Globo, como A Próxima Vítima (1995), Malhação (1996), Pecado Capital (1998) e A Invenção do Brasil (2000) – ganhando fama por seu papel como índia Catarina Paraguaçu, ao lado de Deborah Secco. Na sequência, vieram ainda papéis de destaque em Garotas do Programa (2000), Porto dos Milagres (2001), Mulheres Apaixonadas (2003) e Belíssima (2005).
Talento absoluto
Cada vez mais conhecida do público, foi em 2007 que Camila Pitanga estourou de vez ao interpretar a prostituta Bebel, na novela Paraíso Tropical. Além de se tornar um marco em sua carreira, a personagem lhe rendeu mais de dez prêmios nacionais. Depois disso, antes de emplacar um novo papel na telinha, Camila Pitanga ainda assumiu em 2008 a função de apresentadora do programa Som Brasil.
Em 2009, a atriz viveu sua primeira protagonista na televisão, na novela Cama de Gato, atuando em seguida em Insensato Coração (2011), trama na qual fez par romântico com Lázaro Ramos. A dupla veio a repetir a parceria em 2012, em Lado a Lado. Por fim, Camila voltou a ter uma personagem principal nas novelas Babilônia (2015) e Velho Chico (2016).
Ao longo de sua sólida trajetória como atriz, a morena também atuou em vários filmes brasileiros, entre os quais: Caramuru - A Invenção do Brasil (2001), Redentor (2004), Sal de Prata (2005), Saneamento Básico, o Filme (2007) e, mais recentemente, Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios (2011) – trabalho que lhe rendeu quatro prêmios, entre eles o de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema do Rio.
Vida pessoal
Após o divórcio de seus pais, quando tinha apenas 9 anos, Camila Pitanga passou a viver com o pai e o irmão. Por volta de seus 17 anos, a morena chegou a morar na comunidade do morro Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio, com a família e a madrasta, Benedita da Silva.
No lado afetivo, a atriz foi casada durante 10 anos com o diretor de arte Cláudio Amaral Peixoto, com quem teve sua primeira e única filha, Antonia, nascida em maio de 2008. Desde 2015, namora o ator Igor Angelkorte, que conheceu durante as gravações da novela Babilônia.
Camila, que é diretora-geral da ONG Movimento Humanos Direitos, foi nomeada Embaixadora Nacional da Boa Vontade pela ONU Mulheres Brasil, em dezembro de 2015.
Copyright foto: Leo Franco / AgNews
Este documento, intitulado 'Camila Pitanga', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.