Os cuidados especiais para quem está grávida de gêmeos
Especialista orienta sobre as principais características da gestação de gêmeos
Qualquer gravidez é uma fase de vida da mulher na qual são imprescindíveis alguns cuidados e alterações na rotina. Na chamada gestação gemelar – mulher grávida de gêmeos – estas precauções devem ser redobradas. “Gravidez múltipla é por si só uma gestação de alto risco e deve ser seguida com intensa vigilância, principalmente se associada a alguma patologia como hipertensão arterial ou diabetes”, recomenda o médico obstetra e ginecologista, Franco Chazan.
Na gravidez de gêmeos, há ainda o risco de prematuridade dos bebês, que também deve ser considerado. O sangramento durante a gravidez de múltiplos não é um evento normal. Ele pode ocorrer no início de qualquer gestação por diversos fatores, mas precisam ser avaliados pelo obstetra.
“O que se pode dizer é que, assim como a prematuridade é mais frequente em gestações gemelares (múltiplas) do que em gestações únicas, o sangramento também é mais frequente em quando se está grávida de gêmeos”, diz o obstetra.
O tipo de parto para grávidas de gêmeos
Muitos pensam que mulheres com gravidez múltipla são obrigadas a se submeterem ao parto por cesariana. “Apesar de ser a via de parto mais frequente, a grávida de gêmeos também tem o direito e a possibilidade de ter seu parto natural”, esclarece o Dr. Chazan.
Especialistas reforçam, no entanto, que a motivação da mãe e do seu médico é um dos passos mais importantes para este desfecho, mas não basta só isso. As grávidas de gêmeos podem ter parto normal desde que:
- apresentem 2 bolsas amnióticas (diamniótica);
- o primeiro bebê posicionado para nascer esteja obrigatoriamente em apresentação cefálica (de cabeça para baixo) e seja o maior dos bebês.
Gestantes que já tenham feito parto normal anteriormente devem ser mais encorajadas a realizar o parto via natural. Mas somente com o devido acompanhamento médico e não com doula ou parto em casa.
“Vale lembrar que há riscos, especialmente em relação ao segundo gemelar (a criança que nasce em seguida), além de tratar-se de uma situação em que os recém-nascidos normalmente têm menos que três quilos”, observa o obstetra.
A grávida de gêmeos que decide pelo parto normal, portanto, deve fazer apenas por obstetra, munido de toda segurança e experiência, em clínicas ou hospitais equipados com unidades neonatal. “Caso não haja as devidas condições recomendadas, é melhor que a paciente grávida de gêmeos e seu e obstetra optem por parto cesárea”, aconselha o médico.
Acompanhamento de perto
O risco de prematuridade é maior nas gestações múltiplas e merecem atenção especial e responsabilidade dividida entre o obstetra e os pais. A mulher grávida de gêmeos deve receber orientações e acompanhamento mais de perto, sendo necessários muitas vezes o repouso e medicações especificas.
Com relação à alimentação e suplementação vitamínica não se faz necessário dobrar as quantidades quando se está grávida de gêmeos, desde que a gestante seja rígida ao seguir a prescrição. “Certamente o repouso é fator determinante nos casos de gestação gemelar. O pré-natal deve ser ainda mais criterioso e personalizado para uma mulher com gestação múltipla”, reforça o Dr. Chazan.
Copyright foto iStock
Este documento, intitulado 'Os cuidados especiais para quem está grávida de gêmeos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.