Sexo antes do período de ovulação favorece a fertilidade

Recentes estudos apontam que ter relações sexuais com frequência estimula a ovulação e deixa a mulher mais propensa a engravidar

Sexo fora do período de ovulação pode aumentar a fertilidade.


Mulheres com o objetivo de  engravidar, muitas vezes, ficam um pouco tensas. Aprendem logo a calcular o período fértil, medem a temperatura e só faltam marcar hora para irem para cama com os parceiros. Um descoberta recente, porém, mostra que quem deseja engravidar deve ter relações sexuais mesmo fora do período de ovulação.
 
De acordo com estudos científicos concluídos no final de 2015, as relações sexuais frequentes aumentam as chances de gravidez. A pesquisa, realizada no Instituto Kinsey da Universidade de Indiana, nos EUA, aponta a relação entre atividade sexual antes e depois da ovulação e uma modificação do sistema imunológico, que favorece  a concepção.
 
Numa explicação simplista, essas alterações químico-biológicas acontecem porque o organismo entende que, se a mulher está praticando sexo, biologicamente ela quer filhos. E o corpo feminino responde aumentando a ovulação e preparando-se melhor para a função reprodutiva.
 

Não confundir com cura da infertilidade

 
Embora o estudo comprove a relação entre ter mais relações sexuais com aumento da ovulação, isso não que dizer que o tratamento contra a infertilidade passe a ser o aumento da frequência sexual. Segundo especialistas brasileiros, o estudo ainda não comprova que mais sexo transforme uma mulher infértil em fértil.  
 
“Infertilidade é uma doença definida pela falha em se obter gravidez após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares e desprotegidas”, explica a médica ginecologista e especialista em reprodução humana, Silvana Chedid. Portanto, casais que mantenham ou aumentem a frequência sexual, mesmo entre os períodos de ovulação, e não engravidam, devem ser avaliados.
 
 “A avaliação do status reprodutivo é feita através de exame físico do casal. Pode-se adiantar a investigação quando não se consegue engravidar após seis meses de tentativa e as mulheres têm mais de 35 anos de idade”, acrescenta a doutora Silvana.
 

Os benefícios do prazer

 
Independente do estudo americano só comprovar aumento da fertilidade em mulheres saudáveis, a ligação entre mais chances de engravidar e a prática sexual antes e após a ovulação pode quebrar vários tabus. Como o desejo é algo subjetivo, a ideia de um efeito benéfico do sexo ao organismo pode mexer com a libido feminina 
 
Afinal, um dos comportamentos femininos que homens não apreciam é algumas mulheres, principalmente quando estão em relacionamentos estáveis, só apesentarem disposição para o sexo quando têm a intenção de engravidar. Talvez o resultado do estudo possa mudar a postura destas mulheres, levando mais felicidade à vida conjugal.
 
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Sexo antes do período de ovulação favorece a fertilidade', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.