5
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Squat: 7 benefícios para modelar e fortalecer o corpo

Muito mais que um simples aquecimento, as séries de agachamentos ganharam espaço por definir os músculos e queimar gordura ao mesmo tempo

Uma das vantagens do squat é que o exercício pode ser feito em qualquer hora e lugar.


Se engana quem pensa que os  agachamentos são apenas um aquecimento antes de iniciar o treino físico. Também conhecidos como squat, estes exercícios fortalecem a musculatura das pernas e glúteos, além de contribuir para a melhoria cardiorrespiratória e queima de calorias.

Com halteres ou barras com peso para potencializar os resultados, esses exercícios devem ser praticados sob a orientação de um profissional para não ocasionar lesões ou possíveis problemas de postura. A Revista da Mulher conversou com o ex-ginasta olímpico e personal trainer Caio Prado Teixeira e elegeu 7 benefícios da prática do squat. Confira:

1 – Trabalha diversos músculos

Squat, traduzindo para o português, significa agachar, ficar de cócoras. Neste exercício, o praticante agacha totalmente até o bumbum se aproximar do chão, mantendo os pés apoiados e na linha dos ombros. “Essa sequência de agachamentos fortalece a musculatura dos membros inferiores, músculos do tronco e glúteos, além da flexibilização da parte de trás do corpo”, afirma Teixeira. 

2 – Deixa o bumbum durinho

O squat é conhecido como exercício para tonificar o bumbum, já que trabalha os músculos dos glúteos como nenhum outro. Para mulheres que desejam dar um up nesta parte do corpo, vale a pena apostar nos agachamentos.

3 – Define as pernas

O agachamento trabalha o quadríceps, que fica na parte frontal da coxa, e o músculo bíceps da coxa. Resultado? Pernas mais torneadas para arrasar em vestidos curtos e ainda mais disposição para caminhar por um período de tempo mais longo sem tanta fadiga. 

4 – Melhora e previne lesões

Segundo Caio Prado Teixeira, a modalidade também pode ser usada no tratamento de patologias, principalmente nos joelhos. Com os agachamentos, há o fortalecimento da região – o que ajuda a evitar potenciais lesões na área. 

5 – Pode ser feito em qualquer lugar

Para praticar o squat, não existem desculpas como falta de tempo para ir à academia ou no parque. Estes agachamentos podem ser feitos em qualquer hora e lugar. “Se for treinar em casa ou em um parque, tenha um acompanhamento de um profissional; em uma academia, deixe bem claro para o instrutor seus objetivos e cobre correção a todo momento. Não exagere em cargas e concentre-se nos exercícios”, explica. 

6 – Favorece a postura

Como trabalha os músculos das costas, a modalidade melhora também a postura e o equilíbrio, desde que seja executado da maneira correta. Por isso, o personal trainer adverte que é fundamental procurar um profissional qualificado antes de iniciar as séries de agachamento por conta própria. “É necessário, ainda, que haja uma avaliação médica para identificar possíveis restrições para a prática”, analisa.

7 – Queima calorias

Aliado a uma alimentação saudável, a prática do squat auxilia na queima de calorias. Além de deixar os músculos do corpo mais definidos, o agachamento ajuda a perder peso e manter a boa forma. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Squat: 7 benefícios para modelar e fortalecer o corpo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo