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Ballet fitness: dança e ginástica para tonificar o corpo

Mistura de balé com exercícios de ginástica está fazendo sucesso pelos resultados positivos no corpo e na mente

A aulas mesclam força e ao mesmo tempo leveza e graciosidade.


A bailarina Betina Dantas começou a estudar balé aos três anos de idade incentivada pela mãe. Desde pequena, amava tudo relacionado a este universo: acordava rodopiando pela casa e dormia de figurino. Mas uma contusão no tornozelo quase pôs tudo a perder. Para continuar fazendo o que gosta, ela resolveu criar uma aula que misturasse os movimentos da dança com outras atividades físicas específicas para cada parte do corpo. 

Trata-se do Ballet Fitness, modalidade que está fazendo sucesso nas academias em todo o país. “Durante uma aula convencional, minha metodologia mescla passos técnicos do balé clássico, especialmente barra, aliados a exercícios como agachamentos, abdominais e flexões”, explica Betina, que hoje ministra suas aulas no Estúdio Anacã, em São Paulo. “O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. Todo dia crio um exercício diferente. Uma aula nunca é igual à outra”.

A modalidade mistura técnicas do balé e movimentos de ginástica.


Por se tratar de uma modalidade bastante dinâmica, as alunas conseguem bons resultados na forma física. Uma aula para quem já está no nível avançado pode gastar até 795 calorias em apenas meia hora. “[A aula] trabalha bastante com o cardiovascular, promovendo a queima de calorias e, consequentemente, a perda de peso. Os resultados são surpreendentes, já que a aula mescla o aeróbio com anaeróbio, trazendo força e ao mesmo tempo leveza e graciosidade”, explica.

Além de definir o corpo, o Ballet Fitness ajuda a trabalhar a postura e deixar o corpo mais longilíneo. O ideal é a realização de duas a três aulas por semana. “Ele melhora tudo: coordenação motora, flexibilidade, postura, equilíbrio e até a memória, concentração, autoestima e desinibição”, aposta a professora e bailarina Alba Valéria do Carmo, da Academia Valéria Fitness Ballet. Ela avisa que as aulas são indicadas para mulheres que querem aprender as técnicas do balé clássico e tonificar o corpo ao mesmo tempo. 

Os exercícios de balé com movimentos de ginástica têm resultados mais expressivos quando associados a uma boa alimentação. “Desde pequena, tive uma boa educação alimentar vinda da consciência e preocupação que meus pais sempre tiveram em casa. No caso do Ballet Fitness, é claro que a definição do corpo e todas as mudanças acontecem mais rapidamente se a aluna cuidar também da alimentação”, conclui Betina. 

Copyright foto: iStock e Arquivo pessoal/Betina Dantas
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