0
Obrigado

Faça a coisa certa pela sua pele madura

Hidratar bem a pele, escolher bons produtos, adotar os hábitos certos... Uma pele madura tem necessidades específicas. Eis os conselhos dos dermatologistas para cuidar dela diariamente.

Uma limpeza diária e um creme apropriado são essenciais para ter uma pele bonita.

Uma boa limpeza diária

Segundo os dermatologistas, é preciso limpar o filme hidrolipídico da pele sem agredi-la. Isso exclui a água pura, que não limpa, e os produtos de limpeza agressivos. Água micelar, leite, gel ou sabonete suave se valem, na condição de enxaguar até mesmo o que não precisa de enxágue.

Uma pele seca
O principal conselho é levar em conta que as peles que já têm uma certa idade são secas. É preciso respeitar esta característica, informam os dermatologistas. Os produtos que podem ser utilizados devem, portanto, ser o mais suave possível. O retorno das pacientes em relação às águas micelares, que limpam suavemente, é, em geral, muito bom. De modo geral, aconselha-se uma limpeza por dia, à noite, depois de tirar a maquiagem. De manhã, pulverizar um pouco de água mineral antes de aplicar o creme hidratante é o que basta. 

O creme certo

Como a pele é seca na superfície, é preciso fazer uma boa hidratação, garantem os especialistas. Não se trata, neste caso, de agir preventivamente. A camada córnea precisa de lipídeos, são necessários princípios ativos para reconstruir o tecido dérmico. Para tanto, alguns agentes são conhecidos, como o retinol ou o Pro-Xylane. Não são substâncias novas e a sua eficácia está comprovada. 

Vitamina C e  retinol
Os cremes representam uma gama variada. A vitamina C e o retinol são princípios ativos. A vitamina A ácida ou o ácido glicólico são ativos, mas irritam. Por fim, o ácido hialurônico é pouco ativo pois ele não penetra numa pele que não esteja intacta.

De dia e de noite

De modo geral, durante o dia, protegemos a pele do sol e das agressões externas. À noite, ela se recompõe. O produto que deve ser usado de dia, precisa incluir uma proteção solar e ser hidratante. De noite, pode-se optar por um produto antiidade.

Os produtos ditos “tensores”
Algumas marcas propõem produtos tensores, que atenuam as rugas durante o dia, em especial à base de ácido hialurônico. Seu efeito é imediato, mas só dura algumas horas. Não são milagrosos, portanto.
Os produtos tensores são bem aceitos no quesito aparência, pois seus efeitos duram de 6 a 8 horas. Mas eles não têm efeito real sobre as rugas.

O contorno dos olhos

O contorno dos olhos pode se beneficiar dos produtos usados nas demais áreas do rosto, se a pele os tolerar bem. Os cremes apropriados têm apenas doses menores de componentes agressivos. Um produto para a área em volta dos olhos, quando se tem olheiras (pigmentação e/ou bolsas), é indispensável. 

Evite os ácidos de frutas
O contorno dos olhos é uma região muito delicada, continuamente em movimento, muito fina e irritável. É preciso, portanto, fazer uso de produtos isentos de ácidos de frutas nesta parte do rosto. Existem produtos específicos, que hidratam sem irritar.

Cuidado com o sol e o tabaco!

Um dos principais inimigos da pele? O sol, evidentemente. Ele envelhece a pele mais rapidamente. Nunca esqueça que o melhor antirruga é o protetor solar.
Um único conselho, portanto, para as peles jovens e para as peles maduras: é preciso se proteger dos raios solares. Utilize cremes para o dia contendo uma proteção solar, o ano todo. E quando você for se expor ao sol, não use nunca um produto com fator de proteção inferior a 30. Dependendo do seu tipo de pele, você terá de escolher entre um fator de proteção 30 e o bloqueador solar. Nos dias de sol, nunca é demais lembrar, evite se expor nos horários mais quentes e abuse do chapéu.

Tabaco e brilho
Quanto ao cigarro, saiba que ele também agride a pele. Uma fumante que abandona o cigarro, percebe que sua tez readquiriu um brilho ao cabo de uns 15 dias. Quanto às rugas, porém, uma vez instaladas, deixar de fumar não vai eliminá-las...

Copyright foto: Istock
Este documento, intitulado 'Faça a coisa certa pela sua pele madura', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.